A estratégia deu resultado logo aos 15 minutos de partida, quando o goleiro do Canoas rebateu escanteio de Nei e o centroavante chutou duas vezes, uma delas em cima da zaga, para balançar as redes no Beira-Rio e marcar seu oitavo gol no Estadual, mesmo número de Kleber, do arquirrival Grêmio.
O Canoas até tentou reagir, mas continuou com seu goleiro, Vaná, como seu principal nome. Aos 30 minutos, o arqueiro evitou o segundo gol colorado com duas excelentes defesas na sequência em finalizações de Leandro Damião e Dagoberto. Mais tarde, quem ‘atrapalharia’ o atacante convocado por Mano Menezes seria o árbitro.
Aos 47 minutos, Leandro Damião reclamou de pênalti, mas o árbitro apontou escanteio. A cobrança foi desviada pelo camisa 9 de bicicleta, mas o juiz voltou a parecer alegando domínio de mão do jogador. Na saída para o intervalo, Tinga chegou a pedir para o apitador parar de “pegar no pé” do colega. Não adiantou. Aos 17 minutos do segundo tempo, Damião aproveitou sobra de Gilberto e marcou, mas estava impedido.
Os gols anulados, contudo, não fizeram falta. E o Inter, assim como Leandro Damião, enfrentarão o Santos com mais confiança na busca pela vaga na próxima fase da Libertadores.