Trinta e uma grandes intervenções serão feitas no trânsito de Cuiabá, dentro do projeto de infraestruta viária com vistas à Copa do Mundo de 2014. As obras incluem viadutos, trincheiras (passagens subterrâneas), duplicação e ampliação de pistas das principais vias urbanas.
Para melhorar a infraestrutura da Capital, uma série de desapropriações será necessária. Isso, como era de se esperar, já causa uma forte especulação imobiliária, mesmo sem a divulgação dos pontos exatos onde as mudanças serão feitas. É o que revela reportagem especial do jornal A Gazeta, edição deste domingo (7).
Em entrevista à repórter Caroline Rodrigues, o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, informou que os projetos para mudar o trânsito em Cuiabá ainda não foram concluídos. Os técnicos, segundo ele, estudam formas de as construções atingirem o mínimo de imóveis possíveis.
Uma das avenidas de Cuiabá que terão projetos executados é a Miguel Sutil: ela será transformada em um anel viário urbano, ligando as principais vias da Capital e Várzea Grande.
As rotatórias, consideradas grandes pontos de conflito do tráfego em Cuiabá, serão substituídas. O contorno que dá acesso ao bairro Despraiado, que já passou por vários ajustes e é motivo de polêmica, está na lista. Brito disse que uma empresa está fazendo o estudo de solo nos locais das intervenções, bem como área de abrangência.
Os funcionários podem ser vistos em vários pontos da cidade, mas, conforme o diretor, isso não quer dizer que em todos os pontos haverá construções.
O objetivo é saber a profundidade do lençol freático e também a resistência da área. Com o resultado, os técnicos vão escolher a alternativa correta de investimento e os tipos de material adequado.
Após a conclusão da primeira etapa e de ter o valor definitivo das obras, a Agecopa fará o projeto oficial. A estimativa é que o custo seja superior a R$ 400 milhões.
O recurso, segundo o diretor da Agecopa, será do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT). O órgão fará o investimento porque algumas avenidas estão em BRs, mas com jurisdição municipal. Brito esclareceu que houve uma parceria, na qual a União entra com o dinheiro e o Estado, com a gestão dos recursos.
Obras complexas
A expectativa é que as construções comecem ao mesmo tempo em janeiro de 2011 e as licitações sejam realizadas até o final de março.
O diretor observou que a população vai precisar de paciência porque, como as obras são complexas, podem demorar mais de 1 ano para ficarem prontas. No período, os trechos terão desvios e o trânsito ficará pior. "Não é possível fazer omelete sem quebrar ovos", disse.
Mudanças
Na Avenida Miguel Sutil, serão 14 intervenções. As mais importantes são as substituições das rotatórias, como as de acesso aos bairros Despraiado, Santa Rosa e Verdão, onde está o estádio Governador José Fragelli, palco dos jogos.
Outra modificação importante é a construção de viaduto ligando a Avenida da FEB, em Várzea Grande ao maior bairro da cidade, o Cristo Rei. A duplicação da ponte que liga o bairro do Porto a Várzea Grande está na lista de melhorias.
No bairro Boa Esperança, a Agecopa estuda uma forma de construir uma via direta entre a avenidas Arquimedes Pereira Lima, a Estrada do Moinho, e a Fernando Correa da Costa, que terá ampliações para acabar com afunilamento.
Ela começa com seis pistas, sendo três em cada sentido, perto do bairro Tijucal e, quando se aproxima do trevo de acesso ao bairro Parque Cuiabá, reduz as passagens. A avenida diminui no ponto que recebe o fluxo de veículos dos bairros do Coxipó, o que é um erro.
A Avenida Coronel Escolástico também terá alterações na conjunção com as avenidas Isaac Póvoas, Getúlio Vargas e na área do Morro da Luz. Hoje, o local é marcado por engarrafamento e, sem os ajustes, a situação pode piorar, devido ao acréscimo de pessoas transitando na cidade durante o evento.
A Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), vai receber investimentos nas proximidades do Shopping Pantanal. O espaço recebe a demanda do estabelecimento, do Centro Político Administrativo e dos bairros CPA, Bela Vista e Morada do Ouro. O entroncamento com a Avenida Mato Grosso é outro ponto em discussão.
Carlos Brito explicou que ainda não há certeza do tipo de intervenções. Ele observou que nos locais onde o lençol freático esta perto do solo não há possibilidade de construir trincheira. No período chuvoso, o túnel pode ser invadido pela água e assim causar mais transtorno que benefício.
O diretor explicou que a divulgação oficial das alterações e todos os investimentos devem acontecer apenas depois da Copa de 2010, na África do Sul.
A discrição é uma determinação da Fifa e também tem o objetivo de evitar a especulação imobiliária. Após o evento, a instituição passa a ter como prioridade as sedes do próximo evento, no caso o que será realizado no Brasil.
Quanto a reforma do Verdão, a demolição do atual para construção do novo está acontecerá até o final do mês porque março é o último prazo para ação dado pela Fifa.