CPI DAS OBRAS DA COPA Deputados convocam nove testemunhas durante primeira reunião

Data:

Compartilhar:

Laura Nabuco


Instalada nesta terça-feira (31), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar eventuais irregularidades nas obras da Copa do Mundo de 2014, em especial a do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), já aprovou 22 requerimentos: nove convocando testemunhas e 12 solicitando documentos que devem servir como base para o início das investigações.

Entre as pessoas que deputados estaduais que compõem o grupo pretendem ouvir neste primeiro momento estão o controlador-geral do Estado, Ciro Rodolpho Gonçalves, o promotor de Justiça Clovis de Almeida Júnior, o procurador da República Douglas Guilherme Fernandes e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Juares Silveira Samaniego.

As entidades representadas por estas pessoas também devem fornecer documentos, relatórios e qualquer outro tipo de informação que possuírem acerca das obras de mobilidade urbana, do VLT, da Arena Pantanal e dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) da Copa do Mundo.

Também devem ser oficiadas até a semana que vem a apresentarem dados semelhantes os tribunais de contas do Estado (TCE) e da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), a superintendência da Caixa Econômica Federal, a extinta Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) e a presidência da Assembleia Legislativa.

Conforme o Regimento Interno da CPI, aprovado também na reunião de hoje, as entidades e órgãos notificados têm prazo de 72 horas para responder aos requerimentos.

Ao presidente do Parlamento, o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), foram requeridas as gravações da audiência pública que discutiu a troca do Bus Rapid Transit (BRT) pelo VLT, como modal de transporte coletivo para Cuiabá e Várzea Grande, bem como os relatórios da extinta Comissão de Acompanhamento e Fiscalização das Obras da Copa.

Dos ministérios públicos Estadual (MPE) e Federal (MPF), a CPI quer, além de relatórios e informações sobre as obras, eventuais ações civis que já tenham sido apresentadas à Justiça.

De acordo com o assessor jurídico da Comissão, o advogado José Carlos Pereira, estas informações devem auxiliar os deputados a, numa primeira fase da investigação, determinar com objetividade quais denúncias e possíveis irregularidades serão alvo da investigação. Em um segundo momento é que devem ser apontados os eventuais responsáveis pelas falhas identificadas e cobradas sanções contra eles.

Relatorias – Para analisar todos os documentos e dados que serão colhidos com as oitivas das testemunhas convocadas, os deputados dividiram a CPI das Obras da Copa em três sub-relatorias: uma para analisar os projetos dos empreendimentos prometidos pelo governo do Estado, uma para rever as licitações destas obras e outra para fiscalizar a execução delas por parte das empresas contratadas.

Serão responsáveis por cada uma destas sub-relatorias, respectivamente, os deputados Wagner Ramos (PR), Silvano Amaral (PMDB) e Dilmar Dal Bosco (DEM). Os trabalhos serão coordenados pelo relator-geral, o deputado Mauro Savi (PR). Oscar Bezerra (PSB) é presidente do grupo.

Acompanhamento – A reunião de instalação da CPI das Obras da Copa foi acompanhada pelo advogado Ivo Matias, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Durante o encontro ele ressaltou que, embora já existam diversas investigações quanto a suspeitas de irregularidades nas obras da Copa por outros órgãos de controle, a CPI aberta na Assembleia Legislativa deve ser a mais importante delas, tendo em vista que é o Parlamento o representante direto dos interesses da população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo