Corpo de Bin Laden foi sepultado no mar, diz imprensa dos EUA

Data:

Compartilhar:

 

O corpo de Osama bin Laden, chefe da Al Qaeda, foi sepultado no mar de acordo com a lei e a tradição islâmicas, informam os meios de comunicação americanos – entre eles, a rede de televisão local NBC e o jornal The New York Times.

Veja fotos do homem mais procurado do mundo

Relembre as imagens do 11 de Setembro

Americanos festejam a morte de Bin Laden

As práticas islâmicas requerem que o corpo seja enterrado nas 24 horas posteriores ao seu falecimento.

Segundo disseram fontes oficiais ao canal ABC, a decisão foi tomada porque encontrar um país disposto a sepultar o terrorista mais procurado do mundo parecia uma missão complicada demais.

De acordo com a rede, após ter o corpo de Bin Laden sob custódia, os americanos o levaram ao Afeganistão em helicóptero e confirmaram sua identidade.

Um funcionário dos Estados Unidos disse que o cadáver foi sepultado no mar às 2h, hora de Washington (3h, em Brasília), “de conformidade com a prática islâmica”.

O jornal The New York Times também afirma que o corpo de Bin Laden foi "enterrado no mar", sem oferecer mais detalhes, ao mesmo tempo em que a rede CNN, citando um funcionário da administração dos EUA, explicou que o cadáver do líder da Al Qaeda foi sepultado "segundo a tradição islâmica".

"Um alto funcionário de segurança nacional acrescentou que se tinham várias confirmações de que o corpo era o de Bin Laden, incluindo imagens do corpo e do rosto", acrescentava a CNN, embora o oficial não tenha explicado se foram realizados teste de DNA.

Americanos queriam evitar santuário para Bin Laden, diz The Guardian

Já segundo o jornal britânico The Guardian, havia o medo de que sua suposta sepultura em terra se transformasse em um santuário para os islâmicos. No entanto, o temor é, provavelmente, sem fundamento, uma vez que os costumes do Islã rejeitam tais coisas. Mesmo os reis da Arábia são enterrados em sepulturas sem identificação.

Já o sepultamento no mar é comum na religião, embora vários sites muçulmanos digam que ela é permitida em certas circunstâncias.

Uma delas é quando o cadáver enfrenta uma viagem longa, na qual o corpo pode se decompor antes de o navio chegar à terra. A outra é quando existe um risco de inimigos cavar uma sepultura de terra, exumar ou mutilar o corpo – uma regra que poderia plausivelmente ser aplicado no caso de Bin Laden.

Obama anuncia morte de Bin Laden

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou na madrugada desta segunda (2) (horário de Brasília) a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda quase dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro nos EUA, liderados por ele.

A imprensa americana começou a veicular a morte do homem mais procurado do mundo no final da noite deste domingo (1º). A confirmação oficial veio momentos depois, na voz do presidente.

– Hoje, sob minhas ordens, os Estados Unidos lançaram uma operação contra aquele complexo, em Abbottabad, no Paquistão. Um pequeno grupo de americanos coordenou a operação com extrema habilidade e capacidade. Nenhum americano ficou ferido, eles [militares] tomaram cuidado para não haver vítimas civis. Depois de um tiroteio, eles mataram Osama bin Laden e tomaram a custódia de seu corpo.

Em um discurso emotivo, dirigido ao povo americano e transmitido ao vivo para o mundo inteiro, Obama relembrou o drama das famílias de pessoas mortas durante os atentados de 11 de setembro de 2001.

– Há quase dez anos, sofremos o pior ataque de nossa história. Um dia que nunca sairá de nossa memória. Hoje, para as famílias que perderam alguém na guerra ao terror, podemos dizer que a justiça foi feita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas