Corinthians precisa quebrar tabu de 20 anos para conquistar a Libertadores

Data:

Compartilhar:

Como se não bastasse a pressão para conquistar título inédito na história do clube, o Corinthians precisa quebrar um tabu brasileiro que já dura 20 anos na Copa Libertadores para, enfim, soltar o grito de campeão da competição continental. 



Desde a edição de 1992, quando o São Paulo passou pelo Newell's Old Boys na decisão por pênaltis, nenhum clube brasileiro venceu um time da Argentina na final da Libertadores.

 

A missão do Corinthians desta vez será passar pelo temido Boca Juniors, que já possui seis títulos da competição continental, na próxima quarta-feira (4), no Pacaembu. As duas equipes empataram em 1 a 1 no jogo de ida, em Buenos Aires, na semana passada.



Nos últimos 20 anos, Brasil e Argentina disputaram cinco decisões de Libertadores, com cinco vitórias argentinas. O mau retrospecto recente dos times brasileiros neste confronto consolidou uma vantagem absoluta dos hermanos no histórico de finais entre os dois países na competição. 



Em toda a história da Copa Libertadores, foram 12 decisões, com nove vitórias da Argentina e apenas três do Brasil. Santos de 1963, que bateu o Boca, Cruzeiro de 1976, que passou pelo River Plate, e o São Paulo há 20 anos foram os vencedores.



O respeito que o Boca Juniors impõe a qualquer brasileiro nas decisões de Libertadores é explicado pelos números. Dos seis títulos conquistados pelo rival do Corinthians na decisão deste ano, quatro vieram após confrontos contra times do Brasil na grande final.


O outro lado do Boca


Que o Boca possui um retrospecto positivo em decisões de Libertadores, ninguém pode contestar. O time argentino chegou à final em nove oportunidades antes da edição 2012. Foram seis títulos e três derrotas.


No entanto, dois dos três fracassos do Boca em decisões de Libertadores foram para equipes que ainda não haviam vencido a Libertadores. Olímpia-PAR, em 1979, e Once Caldas-COL, em 2004, conquistaram títulos inéditos contra o time argentino.

 


Além disso, para os corintianos mais supersticiosos, os três adversários que bateram o Boca em decisões da Libertadores possuem camisas nas cores preta e branca. Além de Olímpia e Once Caldas, o time argentino foi vencido também em 1963 pelo Santos de Pelé.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas