O Corinthians entra em campo nesta quarta-feira (7), para provar ao torcedor que está preparado para lutar pelo sonhado título da Libertadores. O adversário será o Nacional do Paraguai, no Pacaembu, às 22h (de Brasília), pela segunda rodada do Grupo da competição. Após ser titular no clássico contra o Santos, o atacante Adriano não ficará sequer no banco de reservas
Com um ponto somado na primeira rodada da Copa Libertadores, diante do venezuelano Deportivo Táchira, a equipe alvinegra vai a campo no Pacaembu precisando de um triunfo para se aproximar do líder da chave, o mexicano Cruz Azul, dono de seis pontos em duas partidas disputadas.
No último treino antes do jogo, Tite escalou o Corinthians sem o lateral-direito Alessandro, com dores musculares, e o atacante Emerson. Os zagueiros Wallace (entorse no tornozelo esquerdo) e Paulo André (em recuperação de cirurgia no joelho direito) são outras baixas. O lado direito é a maior dúvida, já que o reserva imediato, Welder, também está lesionado. A opção seria escalar o volante Edenílson como ala, adiantou Tite.
– Se tiver a possibilidade, o Edenílson fica do lado do meu banco no primeiro tempo para eu poder orientar. Ele já jogou alguns jogos ali e, por ser volante, pode se adaptar rápido. Claro que não tem a mesma naturalidade do Welder, claro que vai cometer algum erro, é natural, mas ele é muito centrado e tem amadurecido muito.
O treinador do Corinthians também confia no poder de decisão de Jorge Henrique, o qual provou quando era treinador do Internacional e foi derrotado na final da Copa do Brasil de 2009 pelo Corinthians, com gols do atacante nas duas partidas da decisão.
– Falei para ele: lembra que fez gol na final da Copa do Brasil contra mim? Aqui e lá? Entra na área com o Liedson. Tenho que medir o momento técnico do atleta. O momento do Jorge é melhor que o do Willian, não estou falando por um jogo.
O Timão entrará em campo com a seguinte formação: Julio Cesar; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson.
Do outro lado, estará uma equipe que não sofre com lesões ou suspensões, mas que ainda não conseguiu se afirmar na temporada. O Nacional, derrotado por 2 a 1 pelo Olímpia na rodada mais recente do Campeonato Paraguaio, ocupa a quinta posição na liga nacional após cinco partidas disputadas – três vitórias e duas derrotas. Na Libertadores, o início foi decepcionante: derrota em casa para o Cruz Azul, por 2 a 1.
A comissão técnica do Corinthians analisou os últimos sete compromissos do oponente e percebeu que a maior fonte de perigo fala português: o atacante brasileiro Rodrigo Teixeira é apontado por Tite como destaque do clube paraguaio, assim como o lateral direito Mazacotte.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS X NACIONAL-PAR
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 7 de março de 2012, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistentes:Carlos Astroza e Juan Maturana
CORINTHIANS: Julio Cesar; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liedson. Técnico: Tite
NACIONAL: Ignacio Don; Mazacotte, Miranda, Caniza e Mendoza; Peralta, Riveros, Villarreal e Cáceres; Bogado e Rodrigo Teixeira
Técnico: Javier Torrente