Apesar de o Campeonato Brasileiro estar apenas em sua quarta rodada, o jogo entre Corinthians e Fluminense, neste domingo (12), às 16h (de Brasília), no Pacaembu, não será nem um pouco contagiado pelo clima de romance do Dia dos Namorados.
Separados por apenas um ponto na tábua classificatória (sete a seis para o Timão), os times levarão a campo as lembranças da rodada final do Brasileirão do ano passado.
Na ocasião, o Corinthians entrou em campo para encarar o Goiás com um ponto a menos que o Fluminense (67 a 68), que teria pela frente o Guarani, no Engenhão. Os planos de levantar a taça foram por água abaixo com a falha do goleiro Julio Cesar, o empate diante do rebaixado alviverde do Centro-Oeste e a vitória do Tricolor carioca sobre o Bugre.
Para alcançar a “revanche” neste domingo, Tite, apesar de ter ganhado um novo e talentoso goleiro – Renan, ex-Avaí -, manterá o contestado Julio Cesar como dono da camisa 1. Os desfalques ficarão por conta de Alessandro, machucado, além de Chicão, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Jorge Henrique, de contrato renovado, superou as expectativas iniciais (voltaria em 15 dias) e vai para o jogo no lugar de Morais, formando o tripé ofensivo com Willian e Liedson.
– O Renan vem acrescentar em qualidade, mas o Julio é o titular porque conquistou esse espaço por todo o trabalho desenvolvido nesses quase 40 jogos em que estou aqui.
Sobre o confronto em si, Tite apostou em uma partida bastante complicada, mas preferiu descaracterizar como perigo extra o fato de o adversário ter um técnico estreando no banco de reservas.
– A comissão do Abel [Braga] já estreou contra o Cruzeiro. Eu acredito mais em trabalho do que em motivação, senão trocaríamos os técnicos a cada três jogos. Acompanhei o treinamento do Abel. Trouxe o Araújo para a equipe, jogou com pivô. Tem dois jogadores de articulação, o Conca e o Deco, com qualidade técnica muito grande.
Agradecido ao técnico, Julio Cesar prometeu retribuir a confiança e reconquistar o coração dos torcedores do Alvinegro.
– Fico triste, pois parece que nunca fiz nada pelo clube. Aquele erro pode ser normal, mas foi em uma fase que não podia ter acontecido. Isso eu assumo, e vou fazer tudo para que não aconteça mais.
O Fluminense, por sua vez, fará tudo para que Julio Cesar volte a falhar. Apesar do desdém de Tite, o time entrará em campo “turbinado” pela presença do novo treinador, Abel Braga, e sonha terminar a rodada como primeiro colocado do Nacional.
O técnico alterou a forma de a equipe atuar e deve entrar em campo com três zagueiros, recuando Edinho, que vinha jogando como volante, para compor o sistema defensivo ao lado de Gum e Márcio Rosário.
O atacante Araújo, que pensava em deixar o clube, mas mudou de ideia após a chegada de Abel, que o colocou como titular, prometeu que a equipe fará de tudo para acabar com um jejum de 11 partidas sem êxitos sobre o rival.
– Será um jogo muito difícil, mas podem ter certeza de que não vamos lá apenas para nos defender. Vamos lá para jogar, buscar a vitória e tentar a primeira colocação no campeonato.