Nesta sexta-feira (11), às 12h30 (de Brasília), o Corinthians apresenta oficialmente no CT Joaquim Grava a maior contratação da história do futebol brasileiro. Contratado por cerca de R$ 40 milhões junto ao Milan, Alexandre Pato é o principal reforço do time para a temporada 2013. O jogador, de 23 anos, usará a camisa de número 7 no Timão.
Apesar dos valores da negociação, a comissão técnica terá que vencer um obstáculo que assombra a carreira do jogador: as lesões musculares. O fisioterapeuta Bruno Mazziotti já avisou que o craque ainda não tem data para estrear. Justamente por isso, a diretoria decidiu por fazer uma apresentação discreta, como faz para todos os outros atletas. Nada de festa na Fazendinha, como ocorreu com Ronaldo e Roberto Carlos.
O atacante chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (10), fez exames médicos, conheceu o CT e alguns de seus novos companheiros. De acordo com os médicos, ele passou pelos exames e está bem fisicamente. Ainda no aeroporto, o próprio atacante disse que está bem e espera ter uma sequência de jogos para voltar à seleção.
Veja imagens de Pato no Corinthians
— Voltei, estou muito feliz, escolhi o Corinthians, campeão do mundo. Então, estou louco para começar logo.
Revelação das categorias de base do Inter, onde teve ascensão meteórica na reta final do Campeonato Brasileiro de 2006, Pato foi titular da equipe gaúcha na vitória sobre o Barcelona e no título do Mundial daquele ano. Em agosto de 2007, acabou negociado com o Milan pela multa rescisória, então estipulada em 24 milhões de euros. Menor de idade, não pôde entrar em campo de imediato, tendo estreado em janeiro de 2008, na vitória por 5 a 2 sobre o Napoli, da Itália, com direito a marcar o último gol da equipe rossonera.
A primeira lesão de Pato ocorreu logo em fevereiro, quando torceu o tornozelo direito jogando pelo Milan e foi até cortado da Seleção Brasileira. A partir da temporada seguinte, o jogador passaria a sofrer com constantes lesões musculares, sendo a última datada de novembro de 2012. Ao todo, o atacante passou mais de uma temporada sem jogar, tendo realizado 150 jogos e marcado 63 gols pelo Milan, além das conquistas do Campeonato Italiano e da Supercopa da Itália em 2011. Na seleção brasileira, foram 22 partidas e nove gols.