Está previsto para o dia 15 de maio o lançamento das obras da usina hidrelétrica de Colíder, bem como a abertura da filial da Copel, no município, que deverá contar com as presenças do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa e do governador do Paraná, Beto Richard. As construtoras já estão trabalhando nas obras, com cerca de 150 pessoas, fazendo o desmatamento e terraplenagem. Foi locado um imóvel no centro de Colíder, para coordenar as questões administrativas e o departamento de RH da Copel.
De acordo com o prefeito de Colíder, Celso Banazeski, o SENAI-MT já elaborou uma proposta de qualificação para os trabalhadores que serão discutidas com as construtoras da obra. “Precisamos que seja qualificada a mão-de-obra de Colíder, Nova Canaã, Santa Helena, Itaúba, enfim, do entorno de Colíder . Esperamos que esses trabalhadores contratados sejam na sua maior parte, de Colíder e dos municípios vizinhos”, afirmou o prefeito.
Segundo ele, estará marcando em breve uma reunião com a diretoria da Copel “para discutir várias questões com relação aos impactos que a construção da usina vai gerar e a responsabilidade social que a empresa tem em relação a isso”, disse ele. Banazeski lembrou que serão debatidos ainda os investimentos que a empresa tem que fazer nos municípios impactados.
“Criamos inclusive uma comissão para projetar toda essa necessidade para que a empresa realmente venha a cumprir com as responsabilidades sociais”, destacou.