Conselho pede suspensão de concurso da Sesp

Data:

Compartilhar:

Bruna Pinheiro, rep¨®rter de A Gazeta

 Den¨²ncias de irregularidades na aplicação e correção de testes psicol¨®gicos para candidatos a escrivão e investigador do concurso p¨²blico de 2014 da Pol¨ªcia Civil levaram o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso (CRP 18-MT) a pedir a suspensão do certame.

Realizado em janeiro, o concurso da Secretaria de Estado de Segurança P¨²blica (Sesp/MT) ofereceu 600 vagas em 15 munic¨ªpios do Estado. A solicitação foi encaminhada ao Minist¨¦rio P¨²blico do Estado de Mato Grosso (MPE) e exige, entre outros itens, a divulgação dos psic¨®logos contratados para realizar a avaliação, assim como o acesso aos testes.

De acordo com o presidente do CRP 18-MT, Luiz Guilherme Ara¨²jo Gomes, desde maio o Conselho vem recebendo, atrav¨¦s dos candidatos que participaram do concurso, den¨²ncias em relação aos testes. De car¨¢ter eliminat¨®rio, a avaliação psicol¨®gica consiste em analisar caracter¨ªsticas e traços da personalidade dos candidatos.

Crit¨¦rios como n¨ªvel de agressividade, atenção, controle emocional e comportamento diante de momentos de adversidades são avaliados pelos profissionais. Gomes destaca que estes elementos são de fundamental importancia para a aprovação ou não de um futuro agente policial.

¡°A estrutura ps¨ªquica de uma pessoa influencia totalmente sua atuação em um trabalho estressante como a de um policial. Nossa preocupação ao pedir a suspensão do concurso ¨¦ garantir tanto o exerc¨ªcio de qualidade desses profissionais, como tamb¨¦m a segurança da população¡±.

Um dos itens denunciados diz respeito ¨¤ chamada ¡°devolutiva¡± das avaliações, em que, teoricamente, os psic¨®logos informam aos candidatos de forma resumida como foi o desempenho durante o teste. Segundo alguns deles, isso não foi realizado. Outra irregularidade seria o per¨ªodo anterior ao in¨ªcio da avaliação que, de acordo com as den¨²ncias, teria sido feito de forma inadequada, prejudicando candidatos.

Respons¨¢vel pela aplicação das provas por meio de processo licitat¨®rio, a Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab) afirmou ¨¤ SESP-MT que contratou psic¨®logos indicados pelo CRP 18-MT, ao contr¨¢rio do que diz o presidente da entidade. ¡°Não sabemos como foi feito o credenciamento dos profissionais, por isso, não podemos nem ter a dimensão da gravidade da realização dos testes. Gostar¨ªamos de ter acesso ¨¤ identidade dos psic¨®logos e a avaliação. ¨¦ preciso saber se as den¨²ncias procedem e se as irregularidades foram cometidas em grupo ou por um ou outro profissional¡±.

Outro lado – A SESP-MT informou, atrav¨¦s da assessoria de imprensa, que todos os tramites relacionados a concursos p¨²blicos são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Administração (SAD). Procurado pela reportagem, o ¨®rgão disse que j¨¢ recebeu as den¨²ncias e que uma reunião para analis¨¢-las ser¨¢ feita na tarde desta sexta-feira (27).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas