Dermatologista, ginecologista, nutricionista, clínico geral… Os gastos com saúde são constantes e têm aumentado muito! De acordo com a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), pagamos, em média, 47,8% a mais com bens e serviços do setor do que há cinco anos. Saiba evitar que sua conta bancária fique febril*.
Leia mais: Entenda por que é normal ter mais dor de cabeça no verão
1. Clínicas populares (como MinutoMED e Dr. Consulta) são boas alternativas para quem quer ser atendida sem depender de convênio. Em alguns locais, você agenda antes; em outros, é só chegar. Mas atenção: muitas vezes, os exames elevam o custo final, por isso informe-se antes de realizar qualquer procedimento.
2. Só vá ao pronto-socorro em situações de emergência para não perder o controle da conta, que tende a ser mais alta.
3. Se for fechar um plano de saúde, procure empresas que sejam especializadas no seu perfil. Também vale olhar o valor do reembolso, caso você se consulte com algum médicoque não seja conveniado.
*As dicas são de Neusa Pellizer, gerente da Associação Brasileira dos Empregados em Telecomunicações (Abet), e do economista Rafael Morgado, sócio-diretor da plataforma digital Consulta do Bem, que encontra especialistas perto de você – e com até 75% de desconto!