Começou o horário de verão. Além de Brasília e das cidades ao redor, os Estados atingidos pela mudança no relógio são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Nesta temporada 2013/2014, a única mudança em relação ao horário de verão do ano passado é a saída do Tocantins, que fez parte do grupo que adiantou os relógios em 2012 pela primeira vez. Já a Bahia, que participou em 2011, ficará fora do novo horário neste ano novamente.
A alteração no horário ocorre sempre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Quando a data de término coincide com o feriado do Carnaval, contudo, o encerramento se estende ao domingo seguinte.
O horário de verão é adotado sempre durante este período porque, de outubro a fevereiro, há um aumento da demanda de energia, motivado pela elevação da temperatura e pelo crescimento da produção industrial às vésperas do Natal.
Economia
O principal objetivo do horário de verão é economizar energia. Neste ano, a economia com a alteração deverá chegar a R$ 400 milhões, valor que corresponde ao acionamento de térmicas que deixam de ser ligadas para evitar sobrecarga no sistema, segundo estimativa do Ministério de Minas e Energia.
No verão, os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao sol. Com isso, a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada adiantando o relógio em uma hora.