A dose entrou para o calendário nacional de vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) neste ano, mas a data de distribuição depende de cada local. Enquanto na capital paulista a campanha começa hoje, em outros municípios, como Campinas, a imunização começou na última sexta-feira (3).
Essa primeira etapa da vacinação vai até 31 de outubro. Na segunda etapa, que vai de novembro a dezembro, será a vez das crianças menores de 12 meses.
A partir do próximo ano, a vacina será aplicada da seguinte forma: duas doses aos 3 e 5 meses e uma dose de reforço aos 12 meses de idade.
A meningite é uma doença grave que pode acometer indivíduos de qualquer idade. Ela é causa por diversos agentes, como bactérias, vírus, fungos, entre outros. As virais são mais comuns e costumam ter boa evolução. Já as bacterianas, do ponto de vista clínico, são as mais graves.
Os principais sintomas são: febre alta (que começa de repente), dor de cabeça intensa e contínua, vômitos em jato, náuseas, rigidez de nuca, além de pequenas manchas vermelhas na pele.
A principal forma de prevenção da meningite é o diagnóstico e tratamento precoces. A vacina que será aplicada nas crianças atua contra o meningococo C – ela dá proteção específica contra essa bactéria e também é uma medida eficaz de prevenção.
A vacinação é gratuita e estará disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da capital. Veja os endereços das unidades.