Combustível fica mais caro nesta segunda-feira; álcool terá maior alta

Data:

Compartilhar:

Nesta segunda-feira, o preço dos combustíveis nas bombas de Mato Grosso deverão sofrer reajuste, fruto de uma alteração feita pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) na tabela do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF), que serve como base para a Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) calcular o ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) que é cobrado nos combustíveis. A alteração entrou em vigor neste domingo (16).

O maior acréscimo será do etanol, cujo litro ficará pouco mais de dez centavos mais caro ao revendedor, que repassará o custo ao consumidor final. O segundo do ranking no aumento é o diesel, que terá um acréscimo de pouco mais de quatro centavos, e, em terceiro, a gasolina, que custará três centavos a mais.



O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível do Estado de Mato Grosso (Sindipetróleo) afirma que os revendedores não tem como absorver o aumento e ele deverá ser repassado ao consumidor final. 

“Vamos ter que repassar esse aumento ao consumidor porque não temos como arcar com esse aumento. O revendedor hoje já sofre com uma margem de lucro predatória”, afirmou afirmou Paulo Emboava, vice-presidente do Sindpetróleo.

Diesel preocupa mais

Apesar de o álcool ter a maior alta, é o aumento no preço do diesel que preocupa mais. “Tudo em Mato Grosso precisa de diesel. Desde o cara que produz alimento, da hora que ele abastece as máquinas para o plantio e colheita até quando vai transportar a mercadoria”, argumenta Daniel Locatelli, revendedor e filho de Aldo Locatelli, presidente do Sindipetróleo.

“Metade do preço de um frete vai para o combustível, e como tudo aqui é transportado por caminhão movido à diesel, pode esperar um aumento no preço de muitas coisas. Até a gasolina que chega aqui vem em caminhão movido à diesel”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas