Sem saber o que é perder um jogo de Eliminatórias, seja para a Eurocopa ou para a Copa do Mundo, desde 2006, quando foi derrotada pela Irlanda do Norte, a Espanha enfrentará a Escócia nesta terça-feira (11) e terá como único objetivo encerrar a classificatória para a Euro-2012 com 100% de aproveitamento.
Líder absoluto do grupo I, com 21 pontos, a 'Fúria' terá o papel de fiel da balança na decisão pela vaga da chave na repescagem. Isso porque os escoceses estão no segundo lugar, com 11 pontos, e precisam da vitória. Caso tropecem, precisarão "secar" a República Tcheca, que tem um ponto a menos e visitará a Lituânia, já eliminada.
No jogo do estádio Rico Pérez, na cidade espanhola de Alicante, o técnico Vicente del Bosque deverá fazer alguns testes e dar chance a alguns jogadores que normalmente ficam no banco de reservas. É o caso, por exemplo, do lateral-esquerdo Jordi Alba, que vive seus primeiros dias na seleção principal.
No gol, Casillas deverá dar lugar a Víctor Valdés, enquanto mais à frente na defesa, Raúl Albiol seria titular, mas se machucou. Com isso, Puyol deverá ter um volante como companheiro de zaga, Busquets ou Javi Martínez, já que Piqué também não está 100% fisicamente.
Outros que têm possibilidades de retornar ao time titular são o meia Santi Cazorla e os atacantes Pedro Rodríguez, David Villa e Fernando Llorente, que ficaram no banco na sexta-feira (7), quando os espanhóis venceram a República Tcheca por 2 a 0. Na seleção escocesa, o técnico Craig Levein está à espera da evolução da lesão no calcanhar sofrida pelo meia Barry Bannan, o que o manterá como dúvida até horas antes da partida.
Além disso, o zagueiro Phillip Bardsley e o volante Charlie Adam também sofreram pancadas na vitória por 1 a 0 sobre Liechtenstein, no último sábado (8), e também não têm presença garantida.
Prováveis escalações:. Espanha: Valdés, Arbeloa, Puyol, Busquets e Jordi Alba; Javi Martínez, Xavi Hernández (Thiago Alcântara) e Cazorla; Pedro, Villa e Llorente. Técnico: Vicente del Bosque. Escócia: Mcgregor, Hutton, Bardsley, Berra e Caldwell; Adam, Fletcher, Bannan; Mackail-Smith, Morrison e Naismith. Técnico: Craig Levein. Árbitro: Stefan Johannesson (Suécia).
"Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."