Com grande festa em Washington, Obama inicia segundo mandato

Data:

Compartilhar:

 

Após tomar posse em uma breve cerimônia na Casa Branca ontem (20), o presidente norte-americano, Barack Obama, ganhará hoje (21) uma grande comemoração no Capitólio, em Washington.

Pouco antes do meio-dia, Obama, com sua mão direita levantada e a esquerda sobre duas Bíblias — a de seu antecessor Abraham Lincoln, salvador da União, e a de Martin Luther King, arauto da luta pelos direitos civis — jurará em público antes de discursar para seus compatriotas.  

A primeira posse de Obama, em janeiro de 2009, provocou um fluxo de cerca de dois milhões de pessoas no Mall, a imensa esplanada no coração de Washington. Este ano, os organizadores esperam cerca de metade ou um terço desse número.  

 

Após o discurso, Obama e sua esposa Michelle vão percorrer a Pennsylvania Avenue sob os aplausos da multidão, antes de assistirem à chegada de um grande desfile das arquibancadas instaladas em frente à residência presidencial.  

Este dia histórico, que começa com uma missa na Igreja de Saint John's, perto da Casa Branca, será concluído com o baile de posse no Palácio do Congresso, em Washington, onde milhares de pessoas e uma reunião de celebridades são esperadas, incluindo Stevie Wonder, Katy Perry e o grupo de rock Soundgarden.  

 

Milhares de membros das forças de segurança foram mobilizados para proteger o centro da capital americana, convertida em um acampamento. A temperatura não deve ultrapassar os 5°C.   

Posse oficial

"Eu, Barack Hussein Obama, juro solenemente cumprir fielmente as funções de presidente dos Estados Unidos e, em toda a extensão da minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos", disse o 44º presidente dos EUA ontem no "salão azul" da residência oficial, em cerimônia que durou menos de um minuto.  

Após a cerimônia oficial de posse, Obama abraçou sua esposa e suas duas filhas Malia, de 14 anos, e Sasha, de 11, antes de declarar "eu fiz isso".

Apenas familiares próximos e alguns jornalistas estiveram presentes nesta sala relativamente pequena no andar térreo da Casa Branca para esta curta cerimônia, que foi transmitida ao vivo pela televisão.   

A Constituição dos Estados Unidos estabelece que os mandatos presidenciais devem começar ao meio-dia do dia 20 de janeiro após a eleição. Mas quando esse dia cai em um domingo, a tradição dita que o juramento deve ser prestado em meio a um pequeno comitê.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...