Com agressões a jornalistas, manifestação pró-governo repercute no Senado Federal

Data:

Compartilhar:

GD

A manifestação que reuniu apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Brasília no domingo (3) repercutiu no Senado. O ato começou com uma carreata pela Esplanada dos Ministérios e terminou em frente ao Palácio do Planalto, onde pessoas se aglomeraram enquanto eram saudadas pelo presidente. Senadores repudiaram os atos que mais uma vez contaram com cartazes pró-intervenção militar e contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. Também se solidarizaram com profissionais de imprensa que relataram agressões por parte de um grupo de manifestantes. Outros parlamentares ressaltaram o caráter espontâneo da manifestação.

 

O senador José Serra (PSDB-SP) demonstrou indignação com os ataques relatados por jornalistas que cobriam a manifestação.


“Ontem, Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, presenciamos mais um lamentável episódio de agressão à imprensa por apoiadores do presidente. Ato covarde e violento contra a democracia”.

 

Jaques Wagner (PT-BA) lembrou que a agressão a profissionais de imprensa é uma marca de ditaduras e do totalitarismo e “merece contundente repúdio de todos que têm compromisso com a democracia”.

 

“É inaceitável que o cerceamento à liberdade de imprensa marque, no Brasil, justamente o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”.

 

O senador Alvaro Dias (Podemos-PR) chamou a atenção para o que ele classificou de “agressão selvagem a profissionais do jornalismo”.

 

“Se calarmos diante dessa ignorância prepotente estaremos anunciando caminhos tortuosos até o nosso amanhã”, apontou.

Líder da minoria no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) se solidarizou com os jornalistas agredidos e manifestou preocupação com as mensagens antidemocráticas.

 

“Quem se cala frente a atos antidemocráticos e agressões aos profissionais da imprensa é cúmplice da escalada atual contra a democracia”, afirmou.

 

Para Fabiano Contarato (Rede-ES), o presidente Jair Bolsonaro estimula a violência contra a imprensa.

 

“Agridem jornalistas para intimidá-los! Acontece sob a liderança de um presidente que só prega o ódio! Violência jamais será liberdade de expressão! Os profissionais da imprensa têm meu apoio e solidariedade. Sigam firmes em sua missão de nos informar”, escreveu.

 

Tanto a liberdade de manifestação quanto a liberdade de imprensa devem ser respeitadas, defendeu o senador Plínio Valério (PSDB-AM) ao criticar as agressões.

 

“As agressões de manifestantes contra jornalistas ontem devem ser rigorosamente apuradas e punidas. Esse ato é um alerta para o perigo da intolerância. Assim como o direito dos manifestantes tem de ser respeitado, o mesmo deve acontecer com os jornalistas.

 

Já na avaliação de Arolde Oliveira (PSD-RJ), a manifestação é genuína e democrática.

 

“A percepção do povo no país é a mais genuína manifestação de democracia. Isso não é estimulado por Bolsonaro, é o povo indignado, com a postura de altas autoridades. Reflitam, ao invés de procurar culpados”, defendeu.

 

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) publicou no Twitter uma série de fotos e vídeos em apoio à manifestação e usou a hashtag #TodoPoderEmanaDoPovo.

 

“O povo brasileiro é gigante”, escreveu o senador.

 

Forças Armadas
Além de criticar as agressões a jornalistas, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) disse que o presidente Jair Bolsonaro fomenta a instabilidade institucional com declarações sobre o apoio das Forças Armadas ao seu governo. Ela se referiu a uma fala do presidente durante ato, no dia em que o Brasil chegava ao número de mais de 100 mil pessoas contaminadas pela covid-19, com mais de 7.000 pessoas mortas, transmitida por meio de uma rede social.

 

“Os verdadeiros cidadãos de bem estão esgotados de, em meio a luto e dor de milhares de famílias, ainda terem que estar lidando com um presidente que teima em fomentar a instabilidade institucional. É extenuante lutar contra a pandemia com a crise política diária”, disse a parlamentar em seu perfil no Twitter.

 

Humberto Costa (PT-PE) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também criticaram a fala do presidente sobre o apoio dos militares.

 

“Generais disseram que não há qualquer possibilidade de Exército, Marinha e Aeronáutica embarcarem em uma aventura antidemocrática. Bolsonaro está sozinho, navegando numa ilusão. É preciso, já, dar um basta a Bolsonaro”, escreveu Humberto Costa, que defendeu o impeachment do presidente.

 

Alessandro Vieira afirmou que Bolsonaro ainda não aprendeu a respeitar a democracia.

 

“Jair Bolsonaro passou uns 40 anos entre o Exército e a Câmara dos Deputados, está há mais de um ano na Presidência da República e ainda não aprendeu. Mas tem que aprender: democracia exige respeito e independência entre os poderes. Não se governa no grito. Golpe nunca mais”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...