Mato Grosso ultrapassou a marca das duas mil mortes pela covid-19 nesta quarta-feira (05). Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que o estado notificou 16 mortes e 1.360 contágios nas últimas 24 horas.
De acordo com a SES, com a atualização, Mato Grosso passa a contabilizar 58.475 casos de contágio pelo novo coronavírus, dos quais mais de 37 mil se recuperaram e cerca de 19,4 mil seguem em monitoramento.
A pasta aponta que 311 das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão sendo utilizadas, o que demonstra uma taxa de ocupação de 82% dos leitos. As enfermarias registram uma ocupação de 33,4%.
O Laboratório Central do Estado já examinou mais de 55,4 mil amostras, mas mais de 4,3 mil seguem em espera para serem verificadas.
Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis seguem no pódio das cidades mato-grossenses mais afetadas pela pandemia. Os municípios de Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Primavera do Leste, Nova Mutum e Barra do Garças também ocupam a lista das dez cidades mais atingidas em Mato Grosso.
No Brasil, o Ministério da Saúde já notificou 2.801.921 contágios, dos quais mais de 94,6 mil casos evoluíram para morte dos pacientes.