Agricultores familiares de 15 municípios do Norte de Mato Grosso discutem hoje em Colíder, as políticas de desenvolvimento do setor durante a Conferência Territorial sobre Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, no auditório do Portal da Amazônia. Nesse encontro serão eleitos delegados, que representarão os agricultores familiares durante os debates da Conferência Estadual.
Esta é a 4ª conferência territorial realizada em Mato Grosso. As conferências são coordenadas e articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Empaer e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As conferências debaterão o papel da assistência técnica e irão propor diretrizes para a política nacional de assistência técnica e extensão rural. Aldir Gomes, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, destacou que serão debatidos temas como assistência técnica e extensão rural, apoio aos agricultores familiares e toda problemática relacionada à agricultura familiar no Estado. “A Empaer está realmente comprometida com o desenvolvimento regional, através dos consórcios”, garantiu.
Para Sérgio Mazetto, coordenador de Assistência Técnica e Extensão Rural da Empaer-MT, “essa conferência vem discutir as ações que podem ajudar os produtores na qualidade, na melhoria dos serviços de extensão rural. Vamos debater as ações que os agricultores realmente necessitam de acordo com a sua realidade”, afirma. As propostas aprovadas nessa conferência serão levadas à Conferência Estadual que acontece nos dias 15 e 16 de março, em Cuiabá, onde serão consolidadas as reivindicações que posteriormente serão encaminhadas para a conferência nacional em Brasília.
O vereador Benedito Moreira Brito participou da abertura do evento, representando a Câmara Municipal e destacou a importância das discussões para melhorar o atendimento à Agricultura Familiar. “Vamos discutir as metodologias e estratégias para atender os agricultores familiares da nossa região. A agricultura familiar soma 150 mil agricultores familiares hoje no nosso Estado e se faz necessário discutir políticas agrícolas para que essas famílias possam continuar na terra, produzindo com dignidade, gerando renda e oportunidades”, explanou.
Jacir Lopes da Silveira, gerente de desenvolvimento da Conab, ressaltou que o evento vem trazer subsídios para a CENATER (Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural). “É importante que isso seja discutido nas bases. Hoje a nova metodologia de governo não é trazer as políticas prontas, mas formar as políticas a partir da base, das necessidades locais”.
João Roberto Buzatto, da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, também participou do evento e destacou a importância de se discutir a nova lei da ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural). Segundo ele, essa lei veio para democratizar o acesso à assistência técnica, popularizando e fazer com que chegue a todos os agricultores familiares desse país.