Cocaína vendida por associação passava em MT

Data:

Compartilhar:

Redação PF





 A Polícia Federal realizou hoje (21) a Operação Tiphon, que desarticulou associação criminosa destinada ao tráfico internacional de cocaína. Cerca de 200 policiais federais cumpriram 31 mandados de prisão preventiva e 42 de busca e apreensão em municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Espírito Santo, todos expedidos pela 3ª Vara Federal de Juiz de Fora.

Divulgação/Polícia Federal

A cocaína comercializada pela associação criminosa era trazida diretamente da Bolívia, pela fronteira com o estado de Mato Grosso, onde estavam estabelecidos os importadores do grupo criminoso, que providenciavam a internalização da droga no território brasileiro e seu armazenamento na região fronteiriça.

Também foi identificado um ponto focal na região de Campinas/SP, que ajudava na intermediação da compra e auxiliava a remessa da cocaína para Juiz de Fora. O núcleo estabelecido em Juiz de Fora providenciava a distribuição da droga na cidade e em outros municípios da zona da mata mineira, tais como Barbacena, São João Nepomuceno, Rio Novo, Piraúba, Guarani e Guiricema, bem como em municípios dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Fato que chamou a atenção foi a utilização de veículos como meio de pagamento de grandes compras de drogas, com o objetivo de evitar o transporte de elevadas quantias de dinheiro vivo, bem como conferir aspecto de legalidade às atividades daqueles que se envolviam com o narcotráfico.

Ainda no curso das investigações, que duraram cerca de oito meses, foram efetuadas seis apreensões de drogas (cocaína, maconha e crack), além da prisão em flagrante de sete adultos e a apreensão de uma menor.

Como tentativa de desarticular o poder econômico da quadrilha, outras medidas judiciais foram tomadas, como o sequestro de todos os bens imóveis, veículos e ativos financeiros em nome de 36 pessoas físicas e 6 pessoas jurídicas.

O nome da Operação Tiphon vem da mitologia grega. O mito de Tiphon (uma mistura de Deus e monstro) está relacionado a tudo que interfere em nossa consciência (as drogas) e nos torna incapazes de qualquer reação física para que possamos nos proteger.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...