Cinco órgãos federais entram em greve

Data:

Compartilhar:

Cinco órgãos federais em Mato Grosso deflagraram greve geral nesta terça-feira (04). Outros três devem aderir até o final da tarde à mobilização nacional, que tem como pauta principal o reajuste de 27%, correspondente às perdas salariais dos últimos anos. 

Já estão com as atividades paralisadas o Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Mato Grosso (Sindsep/MT), Carlos Alberto de Almeida, explica que até o final do dia a Advocacia-Geral da União (AGU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) devem abraçar o movimento.

Para o sindicalista, a proposta apresentada pelo governo Dilma Rousseff (PT) de reajuste escalonado de 21,3%, para os próximos quatro anos, “é indecente e indecorosa”. Os trabalhadores querem aumento de 27,3% em única parcela.

Além da recomposição das perdas salariais, o grupo também pede por melhorias nas estruturas dos órgãos e da carreira. “Os servidores não têm motivação nenhuma para continuar no cargo. Para se ter uma ideia, das pessoas que passaram nos últimos concursos públicos, mais de 70% já saíram”.

Os grevistas exigem ainda do governo Dilma o retorno da data base de reajuste salarial para todo dia 1º de maio. “A correção ficou uma coisa solta desde governo Fernando Henrique”. A paridade salarial entre ativos e pensionistas também faz parte da pauta de reivindicação. Segundo Carlos Almeida, um servidor que se aposenta perde em media 40% do salário.

Ato público

Nesta quinta-feira (06), os servidores realizarão um ato na Praça Alencastro, em Cuiabá, a partir das 9h30, para manifestar a insatisfação com relação à política fiscal do governo Dilma e cobrar efetividade nas negociações das pautas especificas. 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

Justiça eleitoral veta propaganda irregular do partido liberal que tem como candidata a Prefeita, Luzia Guedes Carrara em Nova Santa Helena MT.

A decisão ocorreu após representação da Coligação unidos pelo desenvolvimento, (União Brasil/MDB), que constatou a prática de propaganda...

Justiça determina a imediata suspenção de divulgação de pesquisa eleitoral irregular em Nova Canaã do Norte.

A Pesquisa que foi encomendada pelo site SONOTICIAS, e realizada pela empresa REAL DADOS e PESQUISA LTDA, divulgada...

PASTOR É PRESO SUSPEITO DE ESTUPRAR CRIANÇA POR SEIS ANOS

https://www.youtube.com/watch?v=jBPu7j_ueUY