Cientista cria vírus da gripe que poderia matar toda humanidade   

Data:

Compartilhar:

Trabalho controverso tem como objetivo melhorar as vacinas, de acordo com autor


O cientista Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, criou um tipo de vírus da gripe extremamente perigoso. De acordo com informações do jornal The Independent, o vírus poderia matar toda humanidade, já que passaria desapercebido pelo sistema imunológico.

De acordo com a publicação, o novo vírus geneticamente modificado é baseado no H1N1, que virou uma pandemia em 2009 matando milhares de pessoas em todo o mundo.

A maior parte do mundo desenvolveu algum grau de imunidade contra o HI1N1, o que significa que hoje não é tão perigoso. Porém, o cientista manipulou este vírus para “escapar” da defesa anticorpos. Assim, o organismo não resistiria a um surto dessa nova gripe.

O objetivo de Kawaoka é converter o H1N1 ao seu estado de pré-pandemia e, assim, analisar as mudanças genéticas envolvidas no processo. De acordo com o autor, o experimento tem por objetivo monitorar mudanças no vírus H1N1 que iriam melhorar as vacinas.

Casos de gripe podem aumentar durante a Copa do Mundo, alertam especialistas

O estudo ainda não foi publicado. Porém, a comunidade científica se diz apreensiva com o estudo de Kawaoka, já que o novo vírus poderia escapar e criar uma pandemia. Porém, segundo o cientista, o vírus pode ser confinado de forma adequada apenas para realização de estudos.

— Em 2009, fomos capazes de identificar as regiões-chave do vírus H1N1 que permitiam passar pela imunidade do organismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

“MATADOURO CLANDESTINO” DE CAVALOS FOI DESCOBERTO NA CAPITAL CUIABÁ

Um "Matadouro Clandestino" de cavalos foi descoberto no bairro Carumbé, em Cuiabá, na manhã deste sábado. Um suspeito...