A humanidade está prestes a descobrir vida alienígena, afirmou a cientista chefe da Nasa, Ellen Stofan.
Iremos obter fortes indícios da existência de vida fora da Terra dentro da próxima década, e acredito que teremos a evidência definitiva nos próximos 20 a 30 anos, afirmou Stofan nesta terça-feira (7), durante uma conferência sobre as missões da agência para encontrar mundos habitáveis e vida alienígena.
Sabemos onde procurar. Sabemos como procurar, afirmou Stofan durante a palestra. Na maioria dos casos nos temos a tecnologia, e estamos no caminho para implantá-la. Acho que estamos no caminho certo.
O astronauta John Grusnfeld, que administra o programa de ciências da agência americana, prevê que esses sinais de vida serão encontrados logo e no próprio sistema solar.
Acho que estamos a apenas uma geração de encontrar um indício em nosso sistema solar, seja em uma lua congelada ou em Marte, afirmou Grunsfeld.
De acordo com o executivo da Nasa, descobertas recentes sugerem que o sistema solar e alguns planetas na fronteira da Via Láctea possuem ambientes que podem suportar a vida como conhecemos na Terra.
Duas luas de Júpiter, Ganimedes e Europa, possuem oceanos de água líquida, além do satélite Enceladus, de Saturno. Os cientistas também sabem que boa parte de marte era coberta por um oceano, provavelmente de água salgada.
A sonda Curiosity também descobriu na superfície de Marte moléculas orgânicas de carbono e nitrogênio fixado, ingredientes básicos para a vida.