Hábitos simples dentro de casa podem ajudar a espantar o mosquito transmissor da doença
Diversas cidades do Brasil estão vivendo epidemia de Dengue. Só no Rio de Janeiro, mais de 40 cidades tiveram casos da doença, inclusive com mortes. No Estado de São Paulo, na cidade de Cruzeiro há mais de 2.700 casos com três mortos. No Distrito Federal, o número de ocorrências cresceu 75% em comparação ao ano passado. Em Minas Gerais há quase 40 mil casos com mais de 30 mortes. Para não fazer parte desses dados, saiba como se prevenir e como identificar os sintomas da doença.
Existem duas formas de dengue: a clássica e a hemorrágica. Na clássica, geralmente a pessoa sente febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos. Ela pode afetar crianças e adultos, mas raramente mata. Já a dengue hemorrágica é mais severa, pois além de todos os sintomas citados pode ter sangramento, ocasionalmente choque e consequências como a morte.
Para evitar pegar a dengue, transmitida pelo mosquito aedes aegypti, é necessário tomar alguns cuidados dentro de casa: mantenha a caixa d´água sempre fechada; encha de areia os pratinhos dos vasos; não deixe a água da chuva na laje; guarde sempre garrafas plásticas com a boca para baixo; coloque lixos em sacos plásticos e deixe as tampas das lixeiras tampadas.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a dengue multiplicou sua incidência por 30 nos últimos 50 anos. A doença endêmica está em 100 países do mundo, incluindo quase todos da América Latina.
Tratamento
Ao sentir qualquer sintoma, procure a orientação médica. Na recuperação, a pessoa deve beber muito líquido e só usar remédios prescritos pelos médicos para aliviar dores e febres.
Ciclo de transmissão
O ciclo de transmissão acontece do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em um recipiente com água. Ao saírem dos ovos, as largas vivem na água por uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. Eles costumam picar nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. O mosquito aedes aegypti prefere sombra ao sol forte. O mosquito vive cerca de 45 dias.
Assista ao vídeo: