Demitido do São Paulo nesta quarta-feira (6), Carpegiani é o mais novo culpado pela má fase do clube, que não conquista um título desde 2008, quando foi campeão brasileiro.
Carpegiani cai após terceira derrota seguida
Mas a tática de encontrar um bode expiatório não tem surtido efeito no clube nos últimos anos. Muricy Ramalho é a maior prova disso. Saiu do Tricolor em 2009, após perder a Libertadores, apontado como o maior responsável pelo fracasso da equipe na competição. Após uma rápida (e decepcionante) passagem pelo Palmeiras, o treinador foi campeão brasileiro com o Fluminense (em 2010) e neste ano venceu o Paulista e a Libertadores com o Santos.
Galeria: quem pode substituir Carpegiani
O Santos também é reduto de outros dois “chutados” recentemente pelo São Paulo. O volante Arouca deixou o clube após amargar o banco e virou titular absoluto no Santos, onde já conquistou quatro títulos – dois Paulistas, uma Copa do Brasil e a Libertadores.
Borges, mais um rejeitado pelo São Paulo, se transferiu para o Grêmio e venceu o Estadual por lá. Recém-chegado ao Santos, o atacante deve se tornar titular com a saída de Zé Eduardo.
A lista de demitidos do São Paulo que se deram bem em outro clube tem também o técnico Ricardo Gomes. O técnico, que deixou o clube paulista no ano passado, ficou um tempo desempregado e assumiu um desacreditado Vasco no início do ano. Em poucos meses o treinador foi campeão da Copa do Brasil e vive uma lua-de-mel com a torcida vascaína.
Quem pode ser acrescentado ao rol dos que saíram do Tricolor Paulista por baixo e deram a volta por cima é o atacante Washington. Antes de se aposentar, no começo do ano, o centroavante foi campeão brasileiro pelo Fluminense. Meses antes ele havia saído do São Paulo como o maior responsável pela má fase da equipe. Pelo visto, não era culpa sua.