Chegada de ferrovia causa polêmica no Sul de Mato Grosso

Data:

Compartilhar:

As declarações do prefeito interino de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), Ananias Filho (PR), a respeito do impacto social gerado pela chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) no Sul de Mato Grosso provocaram polêmica nas cidades mato-grossenses que já possuem terminais ferroviários. 

A Associação Comercial e Empresarial de Alto Taquari (Aceata) encaminhou uma nota reagindo à matéria publicada pelo site (leia mais AQUI) na qual Ananias aponta a existência de um processo de degradação social no entorno dos terminais de Alto Taquari e Alto Araguaia. 

“Em Alto Araguaia e Alto Taquari, fomentou-se a prostituição no entorno no terminal. Encontramos crianças abandonadas… Em Rondonópolis, pode ocorrer a mesma coisa. A cidade não está preparada para receber o terminal”, disse Ananias

A previsão do Governo do Estado é inaugurar o terminal de Rondonópolis no começo do ano que vem. Em Alto Taquari (a 479 km da Capital), o terminal opera desde 2000, e em Alto Araguaia (a 414 km), desde 2001. 

O terceiro terminal do Estado foi inaugurado em Itiquira (a 357 km), no último dia 2.

Na nota, a associação rebate as declarações de Ananias sobre o impacto social e afirma que Alto Taquari “é destaque no Estado em renda per capta, índice de desenvolvimento humano, índice de desenvolvimento social, educação, saúde e arrecadação de impostos” (sic).

Os empresários ainda ironizam o prefeito de Rondonópolis, lembrando-o de sua condição de interino, já que o republicano era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a Prefeitura após a cassação do titular, José Carlos do Pátio (PMDB) e da vice Marília Salles (PSDB). 

“O sr. Ananias deve estar preocupado em administrar uma cidade para a qual não foi eleito pelo voto popular”, diz a nota. 

Ananias deve ser efetivado no cargo na próxima quarta-feira (13), em uma eleição indireta, por votação dos 12 vereadores. 

A associação critica, ainda, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que endossou as declarações do prefeito de Rondonópolis. Na verdade, Fagundes mencionou somente Alto Araguaia, ao criticar o processo de favelização existente no entorno do terminal. 

Leia abaixo a íntegra da nota da associação:

Manifestamos o nosso descontentamento com a posição do Sr. Prefeito de Rondonópolis Ananias Filho, em que a Ferrovia trouxe para Alto Taquari favelização, crianças abandonadas, etc. Matéria publicada pelo site: www.midianews.com.br com o tema: Prefeito teme que ferrovia leve "favelização" a Rondonópolis. 

Posição que não espelha a realidade, nosso município é destaque no Estado em renda per capta, índice de desenvolvimento humano, índice de desenvolvimento social, educação, saúde e arrecadação de impostos. Rondonópolis devia espelharem-se na cidade de Alto Taquari em Saúde. 

O Sr. Ananias deve estar preocupado em Administrar uma cidade em que não foi eleito pelo voto popular. 

Com relação ao Deputado Wellington Fagundes, não acreditamos que seja essa a sua impressão, pois conhece bem o município e o tem visitado continuamente, sendo o Deputado mais votado em nossa cidade nas últimas eleições, inclusive determinando emendas e apoio. O Deputado Wellington Fagundes já visitou por várias vezes o Terminal Rodoferroviário e Bases de Petróleo Petrobras e Raizen em Alto Taquari.

Comparem os números de desenvolvimento econômico de nosso município após a chegada da Ferrovia

Atenciosamente:

Erocy Antônio Scaini

Presidente Aceata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas