Chegada de ferrovia causa polêmica no Sul de Mato Grosso

Data:

Compartilhar:

As declarações do prefeito interino de Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá), Ananias Filho (PR), a respeito do impacto social gerado pela chegada da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) no Sul de Mato Grosso provocaram polêmica nas cidades mato-grossenses que já possuem terminais ferroviários. 

A Associação Comercial e Empresarial de Alto Taquari (Aceata) encaminhou uma nota reagindo à matéria publicada pelo site (leia mais AQUI) na qual Ananias aponta a existência de um processo de degradação social no entorno dos terminais de Alto Taquari e Alto Araguaia. 

“Em Alto Araguaia e Alto Taquari, fomentou-se a prostituição no entorno no terminal. Encontramos crianças abandonadas… Em Rondonópolis, pode ocorrer a mesma coisa. A cidade não está preparada para receber o terminal”, disse Ananias

A previsão do Governo do Estado é inaugurar o terminal de Rondonópolis no começo do ano que vem. Em Alto Taquari (a 479 km da Capital), o terminal opera desde 2000, e em Alto Araguaia (a 414 km), desde 2001. 

O terceiro terminal do Estado foi inaugurado em Itiquira (a 357 km), no último dia 2.

Na nota, a associação rebate as declarações de Ananias sobre o impacto social e afirma que Alto Taquari “é destaque no Estado em renda per capta, índice de desenvolvimento humano, índice de desenvolvimento social, educação, saúde e arrecadação de impostos” (sic).

Os empresários ainda ironizam o prefeito de Rondonópolis, lembrando-o de sua condição de interino, já que o republicano era presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a Prefeitura após a cassação do titular, José Carlos do Pátio (PMDB) e da vice Marília Salles (PSDB). 

“O sr. Ananias deve estar preocupado em administrar uma cidade para a qual não foi eleito pelo voto popular”, diz a nota. 

Ananias deve ser efetivado no cargo na próxima quarta-feira (13), em uma eleição indireta, por votação dos 12 vereadores. 

A associação critica, ainda, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), que endossou as declarações do prefeito de Rondonópolis. Na verdade, Fagundes mencionou somente Alto Araguaia, ao criticar o processo de favelização existente no entorno do terminal. 

Leia abaixo a íntegra da nota da associação:

Manifestamos o nosso descontentamento com a posição do Sr. Prefeito de Rondonópolis Ananias Filho, em que a Ferrovia trouxe para Alto Taquari favelização, crianças abandonadas, etc. Matéria publicada pelo site: www.midianews.com.br com o tema: Prefeito teme que ferrovia leve "favelização" a Rondonópolis. 

Posição que não espelha a realidade, nosso município é destaque no Estado em renda per capta, índice de desenvolvimento humano, índice de desenvolvimento social, educação, saúde e arrecadação de impostos. Rondonópolis devia espelharem-se na cidade de Alto Taquari em Saúde. 

O Sr. Ananias deve estar preocupado em Administrar uma cidade em que não foi eleito pelo voto popular. 

Com relação ao Deputado Wellington Fagundes, não acreditamos que seja essa a sua impressão, pois conhece bem o município e o tem visitado continuamente, sendo o Deputado mais votado em nossa cidade nas últimas eleições, inclusive determinando emendas e apoio. O Deputado Wellington Fagundes já visitou por várias vezes o Terminal Rodoferroviário e Bases de Petróleo Petrobras e Raizen em Alto Taquari.

Comparem os números de desenvolvimento econômico de nosso município após a chegada da Ferrovia

Atenciosamente:

Erocy Antônio Scaini

Presidente Aceata

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIS RESULTA NA PRISÃO DE FORAGIDO LIGADO A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

A Polícia Civil do município de Colíder (MT) efetuou, na manhã desta segunda-feira (28), a prisão de um...

ESTUPRO DE VULNERÁVEL – PRISÃO PREVENTIVA

A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Atendimento da Mulher e Vulneráveis da Cidade de Colíder, iniciou...