Cerca de 3% dos contribuintes não declararam

Data:

Compartilhar:

Mato Grosso teve um aumento de 5% neste ano no número de contribuintes que declararam o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para a Receita Federal até a última segunda-feira (30), quando terminou o prazo para acertar as contas com o Leão. De acordo com o chefe do Serviço de Orientação e Análise Tributária, Paulo Sérgio Miranda, o contingente representa cerca de 368 mil pessoas que declararam dentro do prazo estipulado. Porém, 3% dos contribuintes registrados pela Receita Federal deixaram de declarar o IRPF.

O índice dos que não declararam reflete uma margem entre 11 mil e 18 mil pessoas que estão com algum tipo de pendências fiscais e podem arcar com multas. Isso implica, caso o contribuinte não regularize a situação junto ao órgão do Ministério da Fazenda, na proibição de retirada da certidão negativa. “A certidão negativa é imprescindível para muito atos da vida civil, como tomar posse em concurso público e fazer financiamentos em bancos”, revela o analista tributário da Receita Federal.

Paulo Sérgio destaca o aumento substancial das pessoas que declararam dentro do prazo em comparação com a média nacional. Segundo o analista, a média nacional de 3,7% foi inferior a de 5,4 % de Mato Grosso. “ Isso reflete o crescimento econômico do estado, pois, a renda das pessoas físicas aumentaram em comparação com a média da renda nacional”, avaliou o técnico fiscal.

Segundo informações da Receita Federal, quem perdeu o prazo deve fazer o acerto da declaração pela internet ou gravar o arquivo em uma mídia eletrônica e entregar nas unidades da Receita Federal. Mais informações sobre retificações e restituição para regularizar o cadastro fiscal, deve acessar o site da Receita Federal, informa Miranda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas