Celebridades do Brasil estão ligadas a contas do HSBC suíço

Data:

Compartilhar:

São Paulo – Levantamento do blog do jornalista Fernando Rodrigues e do jornal O Globomostra que ao menos 16 nomes expoentes da cultura nacional constam na lista de mais de 8,6 mil brasileiros relacionados a contas na agência de “private bank” do HSBC, em Genebra, na Suíça.

Os dados se referem aos anos de 2006 e 2007 e foram compilados no âmbito da apuração internacional conhecida como SwissLeaks, conduzida pelo International Consortium of Investigative Journalists (ICIJ).

Algumas das personalidades listadas receberam dinheiro público por meio da Lei Rouanet, por exemplo. Mas, como afirma a reportagem do Fernando Rodrigues, “não é possível nem correto fazer uma conexão entre o dinheiro captado e os recursos que eventualmente circularam nas contas bancárias na Suíça”.

Segundo o levantamento, dos listados, apenas o apresentador Jô Soares e o diretor de TV Ricardo Waddington não receberam recursos públicos por meio de leis de fomento. De acordo com o levantamento das duas publicações, até 2015, os artistas listados receberam mais de 50 milhões de reais do governo.

Entre os listados está a família do escritor Jorge Amado, que faleceu em 2001. Além dele, sua esposa Zélia Gattai, que faleceu em 2008, e os filhos Paloma e João Jorge Amado estão relacionados a uma conta na instituição. Segundo dados do colunista Fernando Rodrigues, a conta relacionada à família foi aberta em janeiro de 2001 e fechada em 2003.

Ao jornal O Globo, os filhos do escritor afirmaram que a conta foi aberta na Suíça para o repasse de direitos autorais oriundos de outros países e para facilitar a sucessão em caso de morte de Jorge Amado. “Quando ele ficou doente, ligaram do banco [nos Estados Unidos] avisando que, pela legislação americana, em caso de morte do titular da conta, ela ficaria bloqueada até o encerramento da sucessão, quando o tesouro americano cobraria um imposto de transmissão altíssimo”, afirmou a filha do casal. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas