Casos de microcefalia são investigados em MT

Data:

Compartilhar:

GD


A Secretária Estadual de Saúde (SES) está investigando se houve aumento nos casos de microcefalia e há qualquer tipo de coincidência em gestantes que tenham tido infecção pelo zika vírus. Nesta quinta-feira (26) o Hospital Universitário Júlio Müller emitiu uma nota de esclarecimento dizendo que a unidade não tem nenhum paciente internado com este diagnóstico.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Maria de Lourdes Girardi, pontuou que serão seguidas as orientações do Ministério da Saúde sobre o processo de notificação, vigilância e assistência às gestantes e aos bebês acometidos pela doença. “Nossa equipe está acompanhando e investigando o aumento do número de casos de microcefalia que estão surgindo no estado. Daremos mais agilidade às investigações sobre as causas dessa má-formação”.

Casos de microcefalia sempre foram registrados e várias são as causas que podem levar ao desenvolvimento dessa má formação. Diante da atual situação, o aumento do número de casos observados em todo o País, a possibilidade de infecção pelo zika vírus está sendo incluída na investigação da doença. 

O Ministério da Saúde informou que 739 casos suspeitos de microcefalia são investigados em 160 municípios de nove estados do Brasil até o dia 21 de novembro. No ano passado, 147 casos foram registrados em todo país. Até momento Mato Grosso não aparece nesta lista.

A investigação está sendo realizada pelo Ministério da Saúde de forma integrada com as secretarias estaduais e municipais de saúde, com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Comitês de especialistas apoiarão o Ministério da Saúde nas análises epidemiológicas e laboratorial, bem como no acompanhamento dos casos.

O Estado registrou oito casos de zika vírus, sendo dois em Rondonópolis, um em Tesouro, quatro em Cuiabá e um em Várzea Grande.

Zika

O zika vírus (Zikav) é um arbovírus do gênero Flavivírus, que apresenta sintomas parecidos com os da dengue e da febre chikungunya, como dores nas articulações, dor de cabeça, febre, náuseas, diarreia e mal-estar. A fotofobia é uma das características diferenciais da doença, assim como manchas no corpo, principalmente nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, conjuntivite sem secreção e coceira.

O que é microcefalia?

Trata-se de uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Na atual situação, a investigação da causa é que tem preocupado as autoridades de saúde. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 cm. Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens, como as substâncias químicas, agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas