O número de casos de dengue e de febre Chikungunya está aumentando em Mato Grosso. Segundo dados do boletim epidemiológico da área de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES), dos 141 municípios 42 apresentaram alta incidência para a doença, com índice superior a 300 casos por 100 mil habitantes. Existem cinco casos de óbitos notificados, sendo um confirmado para dengue e quatro aguardando resultado de exame.
Do total de casos de dengue, até o dia 9 de maio foram registrados 9.341 notificações, 27,66% a mais comparando-se ao mesmo período do ano de 2014, quando 7.317 casos foram notificados.
Houve também um aumento de casos suspeitos de Chikungunya, ao todo foram 47 casos notificados. Destes, 18 já foram descartados após análise laboratorial, 29 estão em investigação e um caso foi confirmado. O caso é importado e a vítima adquiriu a doença na Guiana Francesa, chegando ao Brasil fora do período de viremia.
Para intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle da doença a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem monitorando semanalmente a progressão dos casos e orientando para que cada município intensifique suas ações no combate ao mosquito transmissor das doenças. Atividades de vistoria, orientação e prevenção serão reforçadas, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência. (Com Assessoria)