CARTAS DE CRÉDITO CPI do MPE vai iniciar as oitivas

Data:

Compartilhar:

Com o retorno dos trabalhos da Assembleia Legislativa, na próxima terça-feira (2), também serão retomadas as oitivas das três CPI’s (Comissão Parlamentar de Inquérito) que estão em curso na Casa; a das Obras da Copa do Mundo 2014, das OSS e da Renúncia e Sonegação Fiscal. Também será dado início aos trabalhos da CPI do MPE, que vai investigar possíveis irregularidades nas Cartas de Crédito concedidas a 47 membros do Ministério Público, entre promotores e procuradores de Justiça.

A CPI do Ministério Público promete ser bastante polêmica uma vez que vai revelar uma série de procedimentos que promotores e procuradores de Justiça sempre mantiveram longe da mídia, principalmente os que se referem à formação dos salários (ou subsídios) de cada membro do MPE e as vantagens que são incorporadas a esses vencimentos.

A Comissão teve dificuldade em ser instalada, já que o deputado José Domingos Fraga (PSD), que foi convidado para assumir a presidência da CPI acabou não aceitando o cargo, o que levou a uma disputa interna entre os deputados Wilson Santos (PSDB) e Pery Taborelli (PV) pela vaga.

Wilson Santos, muito mais experiente politicamente por ter exercido funções no Executivo, quando foi prefeito de Cuiabá e no Parlamento, onde exerce o segundo mandato, além de ter sido deputado federal, levava nítida vantagem sobre o inexperiente Taborelli, porém, o que pesou contra ele foi o fato de estar ocupando a liderança do governo e levantou-se a hipótese de que isso pudesse favorecer de alguma maneira o Ministério Público.

Depois da polêmica entre Wilson Santos (PSDB)e o deputado Pery Taborelli (PV), o presidente da Casa, deputado Guilherme Maluf (PSDB) decidiu intervir na questão e, como nome de consenso, nomeou o deputado Max Russi (PSB) para o cargo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas