O deputado Ondanir Bortolini (PR), o Nininho, apresentou projeto de lei que estabelece a possibilidade do agendamento telefônico de consultas para pacientes idosos, obesos, gestantes e para pessoas com deficiências que já estejam cadastrados nas unidades de saúde de seu município.
Conforme a lei, somente pessoas que comprovarem idade igual ou superior a 60 anos na data da consulta, obesos com IMC (Indice de Massa Corporal) acima de 30 ou gestantes a partir de 5 meses.
Consta ainda que para receber o atendimento agendado por telefone, o paciente deverá apresentar, na ocasião da consulta a sua carteira de identidade ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
“É uma forma de evitar que os pacientes não precisam mais ir às UBS para solicitar um horário para conversar com profissionais das áreas de clínica geral e ginecologia, por exemplo”, revelou ele.
Nininho disse ainda que a expectativa é dar ao idoso e outros maior comodidade e dignidade, haja vista que muitas vezes, eles precisam enfrentar chuva e frio para ir à unidade básica e marcar uma consulta.
“Em outras ocasiões, ficam esperando por horas até serem atendidos. Se for feito o agendamento por telefone, a pessoa irá à UBS apenas no horário marcado”, afirmou o deputado. (Ascom Al)