Campeonato Brasileiro tem tradição de “trair” clubes que começam bem

Data:

Compartilhar:

 

Lucas Uebel/Gazeta PressFoto por Lucas Uebel/Gazeta Press
Ainda é cedo para comemorações no Corinthians: história mostra que times que começam bem o Brasileiro não terminam como campeões

 
Se você torce para Corinthians, Avaí, Botafogo, Cruzeiro, Guarani, Ceará ou Palmeiras, que são os sete primeiros colocados do Brasileiro, não se iluda, nem pense em comemorar. A história mostra que nos últimos sete anos, desde que o campeonato começou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003, nenhum clube que começou bem o Nacional terminou como campeão.

 

Com seis pontos ganhos, o Corinthians lidera a edição 2010 do torneio. Os outros seis times vêm na sequência, todos com quatro pontos ganhos. Mas nada de oba-oba. O último clube que levantou a taça depois de somar no mínimo quatro pontos nas duas primeiras rodadas foi o Cruzeiro, em 2003, ano em que o time mineiro conquistou todos os campeonatos que disputou: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.

Naquele ano, o Cruzeiro empatou o primeiro duelo no Nacional, com o São Caetano, por 2 a 2, e goleou o São Paulo por 4 a 2 na segunda rodada. Saldo dos dois primeiros jogos: quatro pontos ganhos.

Em 2004, o Santos de Robinho, Ricardinho e Vanderlei Luxemburgo foi campeão brasileiro. Na primeira rodada, porém, levou 3 a 2 do Paraná, em Curitiba. Vitória só na segunda rodada, sobre o Botafogo, por 2 a 0. Saldo dos dois primeiros jogos: três pontos ganhos.

No ano seguinte, mudou a campeão mas a história continuou a mesma. Tevez levou o Corinthians ao título, mas o time foi mal no início. Só venceu a primeira partida na quarta rodada. Nos três primeiros jogos, empate com o Juventude por 2 a 2, derrota para o Botafogo por 3 a 1 e para o São Paulo por 5 a 1. No quarto compromisso, até que enfim, vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 1. Saldo dos dois primeiros jogos: nenhum ponto ganho.

 

O São Paulo começou sua hegemonia em 2006, mas somou apenas três pontos nas duas primeiras rodadas daquele ano. Estreou com vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo (com gol de Rogério Ceni) e perdeu o segundo jogo por 1 a 0 para o Fortaleza. Saldo dos dois primeiros jogos: três pontos.

 

Em 2007, de novo São Paulo campeão, de novo com uma vitória na estreia, 2 a 0 sobre o Goiás, e uma derrota na segunda partida, 1 a 0, para o Náutico. Saldo dos dois primeiros jogos: três pontos.

No ano do tricampeonato do Tricolor, 2008, a campanha nas duas primeiras rodadas foi ainda pior. Derrota para o Grêmio por 1 a 0 no primeiro compromisso e empate por 1 a 1 com o Atlético-PR na sequência. Saldo: apenas um ponto somado.

No ano passado, o Flamengo conquistou a taça, mas começou o Brasileiro com derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro e um empate por 0 a 0 contra o Avaí na segunda rodada. Saldo dos dois primeiros jogos: apenas um ponto.

Inter e Vitória foram os únicos vencedores dos dois primeiros jogos em 2009. O time gaúcho quase comemorou no fim, mas acabou como vice. Já o Vitória, que começou o campeonato empolgando a torcida, terminou apenas na 13ª posição.

Portanto, torcedores dos sete primeiros times do Brasileirão 2010, não comemorem ainda a campanha até aqui invicta de suas equipes. A história prova que o começo e o fim do campeonato costumam ser bem diferentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas