Com seis pontos ganhos, o Corinthians lidera a edição 2010 do torneio. Os outros seis times vêm na sequência, todos com quatro pontos ganhos. Mas nada de oba-oba. O último clube que levantou a taça depois de somar no mínimo quatro pontos nas duas primeiras rodadas foi o Cruzeiro, em 2003, ano em que o time mineiro conquistou todos os campeonatos que disputou: Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Naquele ano, o Cruzeiro empatou o primeiro duelo no Nacional, com o São Caetano, por 2 a 2, e goleou o São Paulo por 4 a 2 na segunda rodada. Saldo dos dois primeiros jogos: quatro pontos ganhos.
Em 2004, o Santos de Robinho, Ricardinho e Vanderlei Luxemburgo foi campeão brasileiro. Na primeira rodada, porém, levou 3 a 2 do Paraná, em Curitiba. Vitória só na segunda rodada, sobre o Botafogo, por 2 a 0. Saldo dos dois primeiros jogos: três pontos ganhos.
No ano seguinte, mudou a campeão mas a história continuou a mesma. Tevez levou o Corinthians ao título, mas o time foi mal no início. Só venceu a primeira partida na quarta rodada. Nos três primeiros jogos, empate com o Juventude por 2 a 2, derrota para o Botafogo por 3 a 1 e para o São Paulo por 5 a 1. No quarto compromisso, até que enfim, vitória sobre o Atlético-PR, por 2 a 1. Saldo dos dois primeiros jogos: nenhum ponto ganho.
Em 2007, de novo São Paulo campeão, de novo com uma vitória na estreia, 2 a 0 sobre o Goiás, e uma derrota na segunda partida, 1 a 0, para o Náutico. Saldo dos dois primeiros jogos: três pontos.
No ano do tricampeonato do Tricolor, 2008, a campanha nas duas primeiras rodadas foi ainda pior. Derrota para o Grêmio por 1 a 0 no primeiro compromisso e empate por 1 a 1 com o Atlético-PR na sequência. Saldo: apenas um ponto somado.
No ano passado, o Flamengo conquistou a taça, mas começou o Brasileiro com derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro e um empate por 0 a 0 contra o Avaí na segunda rodada. Saldo dos dois primeiros jogos: apenas um ponto.
Inter e Vitória foram os únicos vencedores dos dois primeiros jogos em 2009. O time gaúcho quase comemorou no fim, mas acabou como vice. Já o Vitória, que começou o campeonato empolgando a torcida, terminou apenas na 13ª posição.
Portanto, torcedores dos sete primeiros times do Brasileirão 2010, não comemorem ainda a campanha até aqui invicta de suas equipes. A história prova que o começo e o fim do campeonato costumam ser bem diferentes.