Campeã Portuguesa faz festa diante do lanterna Duque de Caxias

Data:

Compartilhar:

Um dos confrontos mais esperados de todo Campeonato Brasileiro é entre o líder e o lanterna. Enquanto na Série A o surpreendente América-MG derrotou o Corinthians, o Duque de Caxias vai até o Canindé nesta sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), para buscar um trinfo diante da líder e campeã Portuguesa. Rebaixado na 31ª rodada, o time carioca encara a Lusa, campeã do Brasileirão da Série B desde a 35ª.

Para se despedir do torcedor que promete lotar o Canindé, a Lusa fará uma verdadeira festa antes, durante e depois da partida para entregar as faixas aos atletas e a sonhada taça ao capitão Marco Antônio, que já antecipou as lágrimas: "Vai ser difícil conter a emoção por esse título, diante de tanto torcedor apaixonado e depois de quase 40 anos da última conquista".

A torcida da Lusa, inclusive, já está acostumada a festejar em 2011. A primeira vez foi no Décio Vitta, casa do Americana, onde foi confirmado o acesso. Depois disso, os gritos de "É Campeão!" surgiram com a vitória sobre a Ponte Preta, mas ainda não era matematicamente possível celebrar o título, o que não interessou aos fanáticos adeptos. Ao empatar com o Criciúma em Santa Catarina, a festa foi adiada. Mas, no dia 8 de novembro, não teve jeito: com um 2 a 2 diante do Sport, a Portuguesa finalmente celebrou o primeiro título nacional de sua história.

Já o Duque de Caxias não teve o que comemorar em nenhum momento do Campeonato Brasileiro da Série B, principalmente porque só venceu uma partida na 17ª rodada, quando conseguiu bater o ASA-AL por 2 a 1 no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Desde então, conquistou apenas mais um resultado positivo, o que se somou aos dez empates e às 24 derrotas.

Na ponta da tabela desde o início da Série B, a Portuguesa somou 21 vitórias, 12 empates, apenas três derrotas e 75 pontos para ascender à Série A, ao passo que o Tricolor da Baixada, já garantido na última posição da competição, tem apenas 16 pontos conquistados e muitas lições para a Série C de 2012.

Ao que tudo indica, a Portuguesa vai se empenhar em busca da vitória e uma prova disso aconteceu na semana passada, quando mesmo com o título assegurado, derrotou o também rebaixado Vila Nova por 3 a 1. Além disso, o Duque de Caxias, que vem de derrota de 2 a 0 para o ASA, só consegue acumular vexames. A intenção do atacante Edno, um dos astros da campanha, é coroar o trabalho: "O torcedor que comparecer ao Canindé pode ter a certeza de que vai ver mais uma vez um time guerreiro, brilhante e disposto a conquistar uma vitória para coroar essa grande conquista que tivemos".

Fernando Dantas/Gazeta Press
Após o duelo com o Duque, Jorginho dirá se segue ou não na Lusa em 2012

 

O técnico Jorginho, que teve o feriado prolongodo para descansar, pensar na renovação contratual e definir o time, terá reforços para este jogo. O volante Guilherme e o meia-atacante Ananias, que ficaram fora do confronto com o Vila Nova por conta de lesão, voltam nas vagas de Cleiton e Ivo, respectivamente. Já o lateral Luís Ricardo, que cumpriu suspensão em Goiás, ocupa o posto de Ivan.

Pelo lado do Duque de Caxias, o goleiro Fernando, o zagueiro Paulão e o lateral esquerdo Leo receberam o terceiro cartão amarelo contra o ASA e cumprem suspensão, assim como o lateral direito Everton Silva, expulso no mesmo jogo. Assim, Marcelo Carné assume a camisa 1, Vitor entra na zaga e Marcinho e Jorbson jogarão nas laterais.

O meia Abedi, já resignado, quer surpreender a campeã do torneio e provar que a próxima temporada será de muita felicidade para o time, caso encerre a Série B com dignidade. Ainda segundo Abedi, os jogadores prometem se empenhar na luta por um triunfo: "As coisas não deram certo para a nossa equipe nesta temporada, mas como sempre falo para os mais jovens, temos que terminar a competição com dignidade".

FICHA TÉCNICA 
PORTUGUESA X DUQUE DE CAXIAS

Local: Estádio do Canindé, em São Paulo (SP) 
Data: 18 de novembro de 2011 (sexta-feira) 
Horário: 20h30 (de Brasília) 
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA) 
Assistentes: Erich Bandeira (Fifa-PE) e Raimundo de Oliveira (BA)

PORTUGUESA: Weverton; Luís Ricardo, Leandro Silva, Renato e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Rai, Henrique, Marco Antônio e Ananias; Edno 
Técnico: Jorginho

DUQUE DE CAXIAS: Marcelo Carné; Marcinho, Bruno Costa, Vitor e Jorbson; Douglas Pedroso, Juninho, Bruno Veiga e Abedi; Pedro Poppe e Dudu 
Técnico: Mário Marques

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas