Campanha contra gripe terá que usar 27 mil veículos para levar vacina e driblar distâncias no Brasil

Data:

Compartilhar:

 

O ministério da Saúde afimrou nesta terça-feira (24) que a campanha de vacinção contra a gripe de 2012 vai chegar às partes mais remotas, voando, pela terra ou pelo mar, com 27 mil veículos. Eles devem ser bancados com parte dos R$ 260 milhões que serão investidos na mobilização, que acontece entre os dias 5 e 25 de maio. 

O secretário de vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, disse que a campanha do ano passado foi muito bem sucedida, com "cerca de 84% da população", mas que muito será investido para 2012, além dos R$ 260 milhões: 

— Cerca de 240 mil profissionais do SUS estarão envolvidos na ação, que também contará com 27 mil veículos. […] Vamos utilizar transporte aéreo, terrestre e fluvial para imunizar as populações mais distantes.

 

Jarbas alertou que o grupo dos mais frágeis é composto por idosos, crianças (de 6 meses a 2 anos), gestantes, profissionais de saúde (que podem ser uma "ponte" para transmitir o vírus para estes grupos), e índigenas e presidiários, que, por viverem aglomerados, também espalham o vírus rapidamente. 

São 30 milhões de pessoas, no total, nestes grupos. E a meta évacinar pelo menos 80% dessas pessoas, o que daria um número de 24 milhões de pessoas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vacina vai ser feita em parceria entre a tecnologia de laboratórios estrangeiros com o Butantã, em São Paulo, e que a ideia é exatamente incorporar os avanços estrangeiros e "turbinar" ainda mais a capacidade do Brasil de produzir vacinas. Segundo ele, atualmente, 96% das doses de vacina no SUS são produzidas no País. 

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, inclusive a Influenza A (H1N1). 

Quanto às crianças, o secretário fez questão de ressaltar que "crianças com mais de seis meses e menores de dois anos devem tomar a vacina em duas doses, com 30 dias de diferença", isso se não foram vacinadas em 2011. "As que foram vacinadas em 2011 não necessitam de duas doeses. Podem ser imunizadas apenas com uma dose". 

Grávidas também podem tomar a vacina em qualquer fase da gestação, segundo Jarbas Barbosa. Ele diz que a vacina foi testada em muitas grávidas, no mundo todo e por muito tempo, e que não há risco em momento nenhum da gravidez.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas