A Fifa encontrou uma solução para a polêmica a respeito das altas temperaturas no Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022. Em entrevista à rádio francesa “France Inter”, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, anunciou que o torneio não será disputado no meio do ano, como tradicionalmente acontece.
Ele, inclusive, deu até uma estimativa de datas, deixando claro que a disputa será realizada no fim do ano:
— As datas da Copa do Mundo não serão em junho ou julho. Acho que a Copa será disputada entre 15 de novembro e 15 de janeiro, no máximo. É quando o clima é mais agradável
As temperaturas que chegam a 45°C no Qatar em julho, verão no Hemisfério Norte, preocupavam torcedores, dirigentes e atletas, agora tranquilizados, já que, em dezembro, os termômetros no país ficam em torno de 25°C.
Não se sabe ainda se, caso o evento seja dividido ao longo de dois anos, a escolha seria por 2021/2022 ou 2022/2023. A decisão final da Fifa só deve ser formalizada depois da Copa do Mundo no Brasil. Em todas as edições de sua história, iniciada em 1930, o principal torneio do futebol aconteceu entre maio e julho.