Caça da FAB atira contra avião e apreende 500 kg de cocaína que saiu de MT

Data:

Compartilhar:

Welington Sabino/ GD

Um avião bimotor que levava 500 quilos de cocaína de Campo Novo do Parecis (396 Km a noroeste de Cuiabá) para Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) foi interceptado neste domingo (25) pela Força Aérea Brasileira, que inclusive, chegou a efetuar um disparo na direção da aeronave depois que o piloto desobedeceu as ordens recebidas, via rádio, para que pousasse no aeródromo de Aragarças (GO), que fica na região fronteiriça de Mato Grosso com Goiás. O tiro foi apenas de alerta, pois o objetivo não era abater a aeronave com a droga. 

A FAB não informou sobre se foi efetuada ou não a prisão do piloto ou qualquer outro suspeito. O bimotor matrícula PT-IIJ decolou da Fazenda Itamarati Norte, em Campo Novo do Parecis com destino a Leverger. Pelas imagens divulgadas pela FAB, percebe-se que foi um pouso forçado numa região de pasto e o avião sofreu avarias na fuselagem. 

Divulgação/PM de Goiás

O monitoramento da aeronave teve início no espaço aéreo mato-grossense, mas o desfecho da operação e apreensão da grande quantidade de drogas foi finalizado no município de Jussara (GO) quando o avião foi obrigado a aterrissar na região rural do município goiano. A aeronave foi interceptada às 13h17 na região de Aragarças (GO) pelo caça A-29 Super tucano da Força Aérea Brasileira.

Conforme a FAB, a interceptação do avião com a droga é resultado da Operação Ostium, sob o Comando de Operações Aeroespaciais (Comaee), em conjunto com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança.

Piloto desobedeceu ordens e tiro de alerta foi disparado

De acordo com a FAB, inicialmente, a o avião com a droga seguiu as instruções da defesa aérea, mas ao invés de pousar no aeródromo de Aragarças conforme determinaçao recebida, via rádio, arremeteu. Nete momento, o piloto da FAB novamente comandou a mudança de rota e solicitou o pouso, porém o avião interceptado não respondeu.

Divulgação/FAB

Infográfico elaborado pela FAB mostra o espaço aéreo percorrido pelo avião interceptado pelo caça da FAB 

“A partir desse momento, a aeronave foi classificada como hostil e foi realizado o tiro de aviso. A aeronave então pousou na zona rural do município de Jussara, interior de Goiás. Um helicóptero da Polícia Militar de Goiás foi acionado para buscas no local. A droga apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia”, informa a Força Aérea Brasileira na nota publicada nesta noite.

O chefe do Centro Conjunto de Operações Aérea do Comae, brigadeiro Arnaldo Silva Lima Filho explica foi necessário efetuar um tiro de aviso porque as 2 solicitações de modificação de rota não obedecidas. Justifica que a medida não atinge a aeronave suspeita, mas deixa claro que o caça da FAB tem poder de fogo o que obriga o avião interceptado a cumprir as normas exigidas. “É um dos últimos recursos quando a aeronave não atende as executivas da defesa aérea”, explica.

Na operação, a FAB também empregou a aeronave radar E-99 para auxiliar na detecção e interceptação, com base em um trabalho conjunto de inteligência com a Polícia Federal. A Operação Ostium tem como objetivo coibir voos irregulares que podem ter ligação com crimes a exemplo do tráfico de drogas. A carga de cocaína apreendida será encaminhada para a Polícia Federal em Goiânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo