Bustamante destaca ações do Gefron

Data:

Compartilhar:

Flávia Borges

O secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, participou do Seminário sobre Operações em Ambientes Interagências, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde explicou como ocorrem as ações do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), criado para combater e prevenir crimes como o tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho de bens e valores e invasões nas propriedades rurais localizadas na região de fronteira.

Ao todo, 28 municípios fazem parte da zona de fronteira entre Mato Grosso e a Bolívia. Para a fiscalização na região, o Gefron conta com postos fixos como o Avião Caído, Matão, Vila Cardoso, além de atuar com barreiras volantes nos 700 quilômetros de fronteira seca e operações fluviais nos 233 quilômetros de região alagada, combatendo principalmente o tráfico de drogas.

O secretário citou também a criação do Plano Estratégico de Fronteiras, que permitiu maior alcance das atividades das forças da segurança na fronteira com ações e investimentos provenientes da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), programa do Governo Gederal no qual Mato Grosso faz parte. “O Plano Estratégico de Fronteira possui como fator de sucesso a efetivação da cooperação entre agências de forma continuada, centralizando as ações estratégicas no Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira”, disse Bustamante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas