Os brinquedos importados, tais como patinetes, triciclos e bonecos ficarão mais caros devido ao aumento nos impostos da taxa de importação. A resolução do conselho de ministros da Câmara de Comércio Exterior foi publicada nesta terça-feira (28) no Diário Oficial da União.
A determinação obriga o aumento de 35% nos impostos sobre a importações que compõem a TEC (Tarifa Externa Comum) a partir desta terça-feira até o dia 31 de dezembro de 2011.
Estão incluídos na resolução ainda carros de pedais e outros brinquedos semelhantes com rodas, como carrinhos, bonecos (mesmo com roupinhas), com mecanismo corda ou elétrico, brinquedos com enchimento e trens elétricos.
Os modelos reduzidos, mesmo animados, em conjuntos para montagem e outros brinquedos, como quebra-cabeças e sortidos estão inclusos na medida.
Instrumentos e aparelhos musicais, com motor elétrico e não elétrico também vão ficar mais caros.
A medida vai na contramão das novas regras do governo em relação aos produtos importados. Em outubro, a Receita Federal, isentou o imposto de máquinas fotográficas, telefones celulares e relógios de pulso importados trazidos na bagagem.
Os bens passaram a ser considerados de uso pessoal e não precisam mais ser declarados na alfândega.
Recentemente também a Camex (Câmara de Comércio Exterior) reduziu o imposto de importação de 116 peças automotivas para 2%.
As tarifas anteriores variavam de 14% a 18%. O governo também optou por zerar as tarifas o imposto de importação para uma cota de até 250 mil toneladas de algodão, entre outubro deste ano e maio de 2011. A tarifa atual é de 10%.