Foto por Streeter Lecka/27.06.2008/Getty Images
O brasileiro Tony Kanaan já se queimou no pit em Edmonton (Canadá) e já sofreu fraturas em Indianapolis (EUA), mas o acontecimento mais doloroso na carreira do piloto na Fórmula Indy foi o fiasco de sua equipe, a Andretti Autosport, na temporada 2009.
Michael Andretti e Tony Kanaan (direita) irão trabalhar juntos nas corridas
– Depois de seis meses, todos estão ansiosos para voltar. É sempre um novo começo e você pensa coisas positivas para começar a temporada. Ano passado foi duro. Um time acostumado a vencer oito ou dez corridas por ano acabou não ganhando nenhuma.
Para tentar prevenir outro ano ruim, muitas mudanças foram feitas na Andretti Autosport. A maior delas foi a compra por Michael Andretti de toda a equipe e a sua nova designação: estrategista de Tony Kanaan. A parceira do brasileiro, Danica Patrick, terá outra pessoa a orientando neste ano.
Na temporada passada, Kanaan sofreu com o rendimento fraco do carro e com acidentes que custaram pontos preciosos. Depois de marcar a quarta colocação em Homestead (Miami, EUA), ele terminou o campeonato na sexta colocação.
– Estamos definitivamente trabalhando para deixar o time cada vez melhor. O chefe está comigo agora. Acho que Michael, sendo um piloto de corrida, entende tudo melhor. Foi ele mesmo que me contratou para substituí-lo em 2002. Ele fez um grande trabalho com Danica e é sempre bom tê-lo por perto.
– Meus companheiros de equipe são jovens e eu só fico mais velho, e obviamente minha experiência vai contar muito. Eu não me importo em assumir responsabilidade, sei que muitos olhos estão em mim. Gosto dessa pressão extra.