Brasileirão tem duas finais que não valem o título

Data:

Compartilhar:

 

Gazeta Press e Agência EstadoGazeta Press e Agência Estado

Botafogo e Grêmio jogam no Olímpico pelo 4º lugar; ao mesmo tempo, Vitória e Atlético-GO decidem quem cai


 

Publicidade

Às 17h do próximo domingo (5), muitos dos olhos estarão voltados para os jogos de Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, que decidirão o título do Campeonato Brasileiro. Só que a 38ª e última rodada do torneio decide mais do que isso: uma vaga no G4, que pode levar à Libertadores, e um lugar na zona de rebaixamento para a Série B ainda estão em aberto.

As três equipes já citadas, que decidem o título, também estão garantidas no grupo dos quatro primeiros da tabela – e, consequentemente, já classificadas para a Libertadores. O quarto colocado da tabela pode, também, conseguir uma vaga. Basta "secar" o Goiás, que decide a Copa Sul-Americana com o argentino Independiente.

Caso o time goiano perca, quem joga o torneio internacional é justamente o quarto colocado do Brasileiro. Nessa vaga há hoje dois interessados: apenas Grêmio (60 pontos) e Botafogo (59) podem alcançar este posto.

E os dois se enfrentam na rodada de encerramento – ou seja, dependem apenas de seu próprio futebol para fechar o Brasileiro com o quarto lugar. Por ter um ponto a mais, o time gaúcho, que joga em casa, tem a vantagem do empate.

Já na outra ponta da tabela, Grêmio Prudente, o próprio Goiás e o Guarani estão rebaixados para a Série B em 2011. Só que quatro times vão ter de encarar a vaga – e, novamente, temos mais de um (des)interessado nessa vaga.

São dois os times que ainda podem cair: Vitória e Atlético-GO, ambos com 41 pontos. O empate prejudica o time baiano, que, com o perdão do trocadilho, tem menos vitórias.

 

 

O que pode ajudar o Vitória é o mando de campo, já que o jogo vai ser no Barradão, em Salvador. No mesmo lugar, as duas equipes decidiram, há cerca de seis meses, uma vaga na final da Copa do Brasil, e o time da casa levou a melhor, com uma goleada por 4 a 0. Se repetir o placar, o Vitória se mantém na primeira divisão e garante a volta do Ba-Vi, o clássico contra o Bahia, à primeira divisão, o que não ocorre desde 2003.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas