Equilibrado ao extremo, o Brasileirão 2011 cria dificuldade em quem tenta fazer um prognóstico. A seis rodadas para o fim, a “sorte” do fim de semana sorriu para o Corinthians, que, misturando raça e talento, retomou a liderança após emocionante triunfo por2 a 1 diante do Avaí, no Pacaembu.
Para chegar à ponta mesmo com um jogador a menos, o Timão se beneficiou da ótima exibição de um rival. O goleiro são-paulino Denis, que há mais de dois anos não era titular, teve atuação de gala ao assegurar o 0 a 0 do Tricolor paulista com o Vasco, em São Januário.
Resultado que fez a equipe carioca cair para o segundo lugar, com os mesmos 58 pontos do Corinthians, que leva a melhor no critério de desempate e lidera.
O São Paulo viu o sonho de o título ficar ainda mais difícil, mas não joga a toalha em relação à chance de classificação para a Libertadores. Isso porque, com 50 pontos, em sétimo, está a apenas dois do G-5, que tem o Flamengo em “último”, com 52.
O Rubro-Negro talvez tenha realizado o grande jogo da rodada. Poderia estar em situação mais cômoda na tabela, mas, após abrir 2 a 0 no Olímpico, levou sensacional virada para 4 a 2, que deixou a torcida gremista de alma lavada e vingada de Ronaldinho Gaúcho.
Timão homenageia Lula; veja imagens
Quem deve ter sorrido com o sofrimento rubro-negro é a dupla carioca formada por Fluminense e Botafogo. Vencedores no sábado (29), ao baterem os desesperados Ceará e Cruzeiro, se firmaram no G-5 e seguem sonhando com o título.
Os tricolores estão em quarto lugar, com 53 pontos, enquanto o Alvinegro é o terceiro, a apenas três pontos de Corinthians e Vasco. Mas, da mesma forma que a dupla olha para cima, tem de se preocupar com quem vem atrás.
Empolgados, Internacional e Figueirense ratificaram, na 32ª rodada, que são candidatos reais ao G-5. O Colorado, no retorno de Leandro Damião, venceu o Atlético-GO fora de casa e foi aos 51 pontos, em sexto. Os catarinense bateram o Bahia em casa, de virada, por 2 a 1, e estão em oitavo, apenas dois pontos atrás do Flamengo.
No pelotão de baixo, a rodada foi ótima para o Atlético-MG, que viu os principais concorrentes sendo derrotados. De quebra, venceu o caótico Palmeiras em casa e chegou aos 36 pontos, abrindo quatro da zona do rebaixamento.
Menos competência tem tido o América-MG, que perdeu mais uma, desta vez para o Coritiba, no Couto Pereira e, com somente 25 pontos, na lanterna, está virtualmente rebaixado. O Coelho está a nove pontos do Cruzeiro, 16º último fora da zona do descenso.
Provedor GRÁTIS, só no R7 BANDA LARGA
Por fim, a rodada foi marcada pelo show de Neymar no sábado, que afundou ainda mais o Atlético-PR, outro seriamente ameaçado pelo rebaixamento. Com quatro gols do astro, o Peixe, que “cumpre tabela” no Nacional, goleou por 4 a 1 e deixou o adversário em maus lençóis, em 18º, com 31 pontos.