Não tem outro jeito: mais do que a vitória, a seleção brasileira sabe que precisa apresentar um bom futebol no amistoso contra a África do Sul, nesta sexta-feira (7), às 15h45, no Morumbi, em São Paulo (SP). Para pelo menos minimizar a desconfiança do torcedor, o técnico Mano Menezes promete um time ofensivo.
Oscar, Lucas, Neymar e Leandro Damião, pela primeira vez juntos, têm a missão de devolver a alegria do futebol. O treinador só não fala em reeditar o “quadrado mágico da Copa de 2006” porque segundo ele mesmo não traz boas lembranças. Ainda assim, Mano sabe que o time está devendo espetáculo diante do seu torcedor.
— O resultado é parte importante da formação de uma seleção. Às vezes, ele não é a parte mais importante. Mas só considero que o grau de confiança da equipe só vai aumentando quando você vê dentro de campo o que está pensando.
No treino aberto ao público, nessa quinta (6), no Morumbi, Mano sentiu de perto a pressão da sempre exigente torcida paulistana. Um pequeno coro de “burro” começou a ser entoado, mas logo foi superado pela histeria das meninas a cada vez que Neymar pegava na bola.
Até o fim da noite, aproximadamente 35 mil ingressos haviam sido vendidos. Um público pequeno para o futebol pentacampeão – a carga total de pouco mais de 65 mil entradas.
— O torcedor sempre teve um carinho pela seleção brasileira, mas o fato de fazer isso por 90 minutos depende da gente. Nós temos de assumir a nossa parte para que o torcedor esteja cada vez mais do nosso lado.
Confira também
Mesmo os jogadores sabem que vivem uma entressafra de grandes ídolos e buscam se firmar com a camisa verde-amarela. Se sentir verdadeiramente em casa na Copa 2014 também é um dos objetivos do meio-campo Oscar.
— A gente sabe que precisa conquistar o torcedor, então vamos conquistar com vitórias e boas atuações. Esperamos, aqui em São Paulo, no local da estreia da Copa, jogar bem e dar um bom espetáculo ao público brasileiro
BRASIL x ÁFRICA DO SUL
Data: 7 de setembro de 2012, sexta-feira
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Fifa/Argentina)
Assistentes: Diego Bonfa e Gustavo Rossi (Fifa/Argentina)
BRASIL: Diego Alves; Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Marcelo; Rômulo, Ramires e Oscar; Lucas, Leandro Damião e Neymar. Técnico: Mano Menezes
ÁFRICA DO SUL: Khune; Gaxa, Khumalo, Fransman e Tshabalala; Mahlangu, Dikagcoi, Letsholonyane e Serero; Parker e Ndlovu. Técnico: Gordon Igesund