Em nova atualização do ranking da Fifa divulgada nesta quarta-feira (20), o Brasil subiu uma posição e tomou o lugar da Alemanha, e agora ocupa a terceira colocação, com 1.493 pontos. Nas duas primeiras, posições não houve mudanças, com Espanha (1.881 pontos) e Holanda (1683 pontos), finalistas da última Copa do Mundo, na frente.
Para ganhar um posto no ranking, a equipe do técnico Mano Menezes teve a seu favor duas vitórias em amistosos contra seleções de pouco prestígio internacional (3 a 0 contra o Irã e 2 a 0 contra a Ucrânia).
Argentina, Inglaterra, Uruguai e Portugal, que foram à Copa do Mundo da África do Sul, mantiveram-se, nessa ordem, entre a quinta e a oitava posição.
Fechando os dez primeiros, colocados aparecem a Croácia e a Rússia, times que não foram ao Mundial. Os russos subiram quinze posições em relação ao último ranking.
Entre as decepções, Itália e França, que foram eliminadas já na primeira fase da Copa do Mundo, continuam fora das dez melhores. Enquanto a Azzurra caiu três posições, indo parar na 16ª colocação, os Bleus conseguiram subir nove lugares, mas ainda assim ocupam uma incômoda 18ª posição.