A partir do dia 1º de maio inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. O produtor deve vacinar todo rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das prioridades do baixo Pantanal. A campanha segue até o dia 31 de maio e a estimativa é que mais de 12 milhões de animais sejam imunizados.
Segundo o governo do Estado, a partir desta quinta-feira (30) produtores podem ter acesso às vacinas em lojas licenciadas pelo Indea. A vacinação deve ser anunciada até o dia 10 de junho, no escritório da instituição do município de cada produtor.
Um total de 22 equipes do Indea irá acompanhar cerca de 800 propriedades localizadas na região de fronteira Brasil/Bolívia, nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade. A meta deste ano é fiscalizar 2% do total das propriedades do Estado.
Aos produtores que não vacinarem o rebanho dentro do período da campanha, conforme o anúncio do poder executivo, a multa aplicada será de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado, atualmente em R$ 250, podendo sofrer alterações. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.
Imunidade do rebanho
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou ao Indea o resultado da sorologia, realizada nos meses de abril e maio de 2014. Foram coletados materiais de animais de propriedades em municípios de fronteira e não-fronteira, com o objetivo de estimar a cobertura vacinal da população bovina localizada nos Estados livres de febre aftosa com vacinação.
As amostras foram colhidas em propriedades sorteadas pelo Mapa, em bovinos de 6 a 24 meses de idade. De acordo com o resultado do estudo, Mato Grosso foi classificado no Grupo 1, com excelente nível de imunidade do rebanho, com valores acima de 90%, o que indica que a vacinação está sendo efetivamente executada pelos produtores rurais, ratificando as altas taxas de vacinação, superiores à 99% nas últimas etapas de vacinação.
Brucelose
O produtor pode aproveitar o período para vacinar as fêmeas com idade de 3 à 8 meses contra brucelose. A primeira etapa da campanha teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses.
As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cabeça, exemplo V5.
Recursos
O Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) realizou um aporte total de R$ 1.875.473,40. O recurso será utilizado para a cobertura das atividades de defesa sanitária nas barreiras da região de fronteira Brasil/Bolívia; realização de simulado para emergência sanitária de febre aftosa; conclusão do estudo epidemiológico para avaliação de circulação viral de Febre Aftosa; etapa de vacinação de maio na fronteira Brasil/Bolívia; barreiras volantes; manutenção e conserto de veículos, e aquisição de kits de atendimento veterinário. (Com assessoria)