Um duelo na parte de cima da tabela foi o grande destaque deste sábado (16) no Campeonato Brasileiro 2013. Jogando no Maracanã, o Botafogo fez o dever de casa e derrotou o Atlético-PR por 4 a 0, voltando a vencer no Campeonato Brasileiro 2013.
Sonhando com uma vaga na Libertadores, o Fogão vinha de três resultados ruins e chegou até a ficar de fora da zona de classificação para a competição continental.
A vitória do alvinegro carioca foi construída na primeira etapa. O primeiro gol foi de Elias após passe do holandês Seedorf. Depois de dar uma assistência, foi a vez do maestro alvinegro deixar o seu, aproveitando indecisão da zaga do Furacão. Na segunda etapa, o time paranaense tentou crescer no jogo, mas quem voltou a marcar foi o Fogão. Bruno Mendes, que saiu do banco de reservas, aproveitou confusão na área do clube paranaense para deixar o seu. Minutos depois, novamente Bruno Mendes apareceu livre dentro da área para transformar a vitória do botafoguense em goleada.
Quando o jogo ainda estava 2 a 0, o Furacão viu a sua situação ficar ainda mais complicada. Isso porque, o lateral-direito Léo cometeu falta dura em Rafael Marques, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso corretamente pelo árbitro paulista Wilson Luiz Seneme. No entanto, quando o placar do Maracanã já marcava 4 a 0 para o Botafogo, foi a vez do zagueiro Bolívar ser expulso, igualando a partida no número de jogadores em campo.
Com os três pontos, o Botafogo retorna ao G-4 do Brasileirão. No entanto, poderá deixar a tão sonhada posição em caso de vitória do Grêmio e do Goiás, que enfrentam Flamengo e Internacional, respectivamente, neste domingo (17).
O Atlético-PR, por sua vez, também está com a vice-liderança ameaçada. Assim como o Fogão, o Furacão também poderá ser ultrapassado pelo Grêmio e pelo Goiás. Mas, no caso do time paranaense, a posição na zona da Libertadores ainda está assegurada, uma vez que o time comandado por Vágner Mancini está um ponto a frente do rival deste sábado.
O próximo compromisso do Botafogo será contra o São Paulo, no estádio do Morumbi. Já o Atlético-PR terá o primeiro duelo da final da Copa do Brasil contra o Flamengo. O jogo acontecerá no estádio Durival de Brito, em Curitiba.