Bloqueios continuam mesmo com decisão

Data:

Compartilhar:

Priscilla Silva/GD


O protesto dos caminhoneiros contra o aumento do diesel continua na manhã desta quinta-feira (26) mesmo diante de uma decisão judicial que determina o desbloqueio imediato das rodovias federais que cortam o estado de Mato Grosso. Conforme o interlocutor do movimento no estado, Gilson Baitaca, até o momento não houve notificação e que mesmo diante dela os bloqueios continuam. 

“A nossa reivindicação ainda não foi atendida”. O protesto tenta sensibilizar o governo Federal contra a alta do diesel. Com a majoração, os transportadores perdem mais de 50% do frete contratado hoje. A manifestação já atinge 12 estados e só em Mato Grosso há dez pontos de bloqueios. 

Gilson Baitaca acompanha o movimento em Lucas do Rio Verde e pondera que os caminhoneiros tomaram conhecimento da decisão, mas não pretendem obedecer a ordem. “Ficamos sabendo pela imprensa a existência dessa ordem de desocupação, porém não recebemos nada ainda. Não vamos enfrentá-los, pois não estamos em um campo de batalhas, mas vamos permanecer mesmo diante desta determinação. Acredito que estamos próximos de fechar um acordo e o governo não deve suspender os diálogos”.

Os pontos de bloqueios estão concentrados em sete pontos da rodovia federal 163 de responsabilidade da concessionária Rota do Oeste, sendo eles o km 122 de Rondonópolis, km 397 de Cuiabá, km 686 de Lucas do Rio Verde, km 745 de Sorriso, km 854 de Sinop, e dois bloqueios em Nova Mutum nos kms 589 e 593. Os outros três ocorrem em Diamantino, Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra. 

Determinação – A decisão é do juiz Cézar Augusto Bearsi, da 3ª Vara Federal, em Cuiabá, e foi prolatada na tarde desta quarta-feira (25). Em caso de descumprimento, o magistrado determinou multa de R$ 1 mil por dia de fechamento ou perturbação do trânsito.

A ação de reintegração de posse foi proposta pela União através da Advocacia Geral da União (AGU) contra o Movimento União Brasil Caminhoneiro em Mato Grosso. Entre os 4 estados que também são afetados pelos bloqueios e a União havia recorrido à Justiça, já tinham decisões desde esta terça-feira (24) determinando a desobstrução das vias em pelo menos  quatro deles. No Estado, os bloqueios completam nesta quarta-feira, o 8º dia consecutivo em algumas localidades como, por exemplo, a BR-163 que é uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas