Letícia Kathucia/GD
Reprodução/Facebook No Facebook, candidata Adriana Vandoni defendeu Pedro Taques |
Diante da debandada de candidatos da coligação Coragem e Atitude para Mudar, encabeçada pelo senador Pedro Taques (PDT), candidato a governador pelo bloco de oposição, a blogueira Adriana Vandoni (PDT), candidata a deputada estadual, diz que o apoio deles não fará falta à coligação. Em defesa de Taques, ela usou seu Facebook para “mandar um recado”, tanto ao deputado estadual Antônio Azambuja (PP), quanto ao grupo de vereadores de Cuiabá que apoiavam Taques e ameaçam apoiar o candidato José Riva (PSD).
Azambuja, atualmente deputado, desistiu de tentar reeleição pela coligação oposicionista que engloba o PP e o PSB do prefeito Mauro Mendes, e declarou apoio a Riva. Na Câmara Municipal de Cuiabá, um grupo de pelo menos 14 vereadores, da base de Mendes, mas que pode chegar aos 18, e que em tese apoiavam o senador Pedro Taques, também está negociando apoio ao deputado José Riva, candidato ao governo.
Foi um “desentendimento”, entre Taques e o presidente da Câmara, o vereador Júlio Pinheiro (PTB) que motivou a troca de apoio. Pinheiro entende que o coordenador da campanha de Taques no Legislativo deveria ser o vereador Dilemário Alencar (PTB), mas Taques optou por Domingos Sávio (SD), que está licenciado do cargo de vereador e comanda a secretaria municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
A blogueira cutucou os “dissidentes” do projeto de Taques insinuando que, na verdade, os vereadores nunca apoiaram o grupo do senador. “Vamos falar francamente. Chega de nhenhenhém e de enganação. Essa turma que agora debanda pro lado de José Riva nunca foi do grupo de Pedro Taques. É uma banda que está acostumada a entrar em alianças políticas para negociação”, publicou ela em seu perfil.
Além de Azambuja, a coligação Coragem e Atitude para Mudar, perdeu só nesta semana, outros 9 apoios de candidatos que desistiram da disputa. A candidata criticou ainda a posição dos parlamentares que declaram apoio a Riva, alegando a venda de apoio. “Pra mim quem compra votos, pode ter certeza, se vendeu a alguém. Faz parte daquela turba que quando passa a eleição vai pedir cargo e durante a eleição fica negociando liderança. Lideram na base do dinheiro, apenas isso”, disparou Vandoni.
Em outro trecho, ela insinua que o apoio a Riva deve ter sido por troca de favores ou mesmo dinheiro. “Ah, foram apoiar Riva. Por idealismo? Ideologia passa longe dessa turma! Foram porque viram ou pretender ver a cor do dinheiro. E que se dane o povo. O povo para essa turma, é o que menos importa, é um detalhe que eles negociam”, postou Vandoni.
Apesar de Vandoni avaliar que o grupo, na verdade, nunca esteve ao lado de Pedro Taques e que portanto, não deve fazer diferença, o prefeito Mauro Mendes, que também coordena a campanha de Taques tenta reverter a debandada dos vereadores e deu início a uma articulação para tentar convencer Júlio Pinheiro a demover a ideia dos parlamentares de apoiarem Riva atingindo de cheio o projeto da oposição. (Colaborou Welington Sabino)