Atual vice-campeã olímpica, a seleção de basquete da Espanha deve ficar fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, de acordo com o jornal espanhol Mundo Deportivo. O motivo da ausência seria uma punição por causa do envolvimento da Associação de Clubes da Espanha com a ideia de um novo campeonato desenvolvido pela Euroleague Commercial Assets (ECA).
Segundo informa o periódico espanhol, a Fiba Mundo, entidade que rege o basquete mundial, acatará o pedido de punição da Fiba Europa, que impediria a seleção espanhola de participar da próxima edição das Olimpíadas. Caso a sanção seja colocada em prática, a Espanha também não poderia participar do Eurobasket de 2017 e do Mundial de 2018.
Os espanhóis garantiram o direito de disputar a Olimpíada do Rio de Janeiro depois de conquistarem o Campeonato Europeu de 2015, realizado na França. A Lituânia, vice-campeã da competição continental e que também se classificou diretamente para os Jogos Olímpicos, pode ser outra seleção a perder a vaga.
Caso as punições sejam realmente impostas, a lista de seleções classificadas para as Olimpíadas deste ano sofreria alterações e os critérios para a eleição de novas equipes teriam de ser redefinidos.