BARRA DO GARÇAS Liminar obriga Estado e Município a ativarem 4 novos leitos de UTI

Data:

Compartilhar:

GD


A Justiça acolheu pedido liminar do Ministério Publico do Estado de Mato Grosso e estabeleceu o prazo máximo de 30 dias para que o Estado e o Município de Barra do Garças (509 km de Cuiabá) ativem mais quatro leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI ) adulto, tipo II, no Hospital e Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbek.

Em caso de descumprimento, o valor da multa diária é de R$ 20 mil. A unidade de saúde possui 6 leitos em funcionamento. Com a decisão judicial, o MPE espera assegurar o cumprimento da Portaria 679/2002 do Ministério da Saúde que prevê o funcionamento de 10 leitos de UTI.

O hospital atende pacientes dos municípios integrantes da Macroregião Garças-Araguaia e das Microregiões do Médio Araguaia, Araguaia Xingú e Norte Araguaia Karajás, totalizando 317 mil habitantes.

Segundo o MPE, além da insuficiência de leitos de UTI, o hospital enfrenta problemas como a falta de estrutura para instalação de leitos e também médicos e enfermeiros.

A Prefeitura Municipal de Barra do Garças explicou por meio de nota que alta complexidade como UTI é de responsabilidade do Estado e da União. O município gasta atualmente 32% do orçamento com a saúde.

Outro lado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que ainda não foi notificada em relação decisão do magistrado. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas